domingo, 1 de julho de 2018

PÃOZINHO DE NATA

Olá meus queridos amigos.
Às vezes usamos muito a expressão "receitas da vovó", quando fazemos alguma coisa que nos lembra a infância, ou alguma receita mais tradicional; hoje, porém, vou lembrar uma receita que é do tempo em que usávamos leite de "saquinho", ou leite direto da roça, e que fervíamos, até que, ao esfriar formava uma deliciosa nata, que nos permitia usar para algumas delícias da culinária, como por exemplo, coalhada, queijo ou requeijão, assim como o delicioso pãozinho de nata; só que essa receita não é da "vovó", e sim de amigas.
Quando eu fazia, com certa frequência, essa era uma das minhas receitas preferidas de biscoito e pãozinho para o lanche, mas com o tempo, não dava mais para juntar nata, afinal, perdi o costume de ferver leite, quando passei a consumir somente leite de "caixinha".
Mas com certeza, muitas pessoas que moram em zona rural, continuam privilegiadas, consumindo o leite puro e mais natural com oportunidade de juntar as puras e saudáveis natas, nos permitindo assim, continuar saboreando as deliciosas receitas.
Ganhei uns potes de nata, que vieram diretamente do sul de Minas, de uma grande amiga que mora em São Paulo, e consegui "matar a saudade e a vontade de comer pãozinho de nata com goiabada", e como é de costume, lembrei do nosso "Cantinho da Culinária", e para quem tem oportunidade de juntar ou adquirir nata de leite, vai ter também, oportunidade de fazer essa receita que é fácil e rápida de fazer.


INGREDIENTES:

2 xícaras de nata
4 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de manteiga
1 pitada de sal
4 colheres de açúcar
2 colheres (de sopa) de pó royal
Goiabada para rechear (opcional)

MODO DE FAZER:

Misturar a massa com as mãos, até que dê para fazer os pãezinhos.
Obs.: A massa não precisa ficar com textura firme, sem sujar as mãos; pode ser um pouco mais molinha.
Se quiser, pode rechear os pãezinhos com goiabada cortada em cubinhos.
Leve para assar em forno já aquecido por alguns minutos.
 
Adorei as natas que a minha querida amiga Eulália trouxe de São Paulo, mas a sua visita foi o que mais me deu alegria e prazer. Grata, amiga, e volte sempre que puder.
Abraços da amiga Janete
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.