sábado, 12 de setembro de 2015

Bicarbonato

Olá, meus queridos amigos.
Faz um tempinho que não passo umas dicas para vocês, não é mesmo?
Mas não deixem de "espiar" de vez em quando o link Utilidades e Dicas, pois tem muita coisa legal que ajudam bastante no dia-a-dia.
Sabemos da versatilidade do Bicarbonato; eu mesma faço uso constante, principalmente para lavar verduras, colocando uma colher de bicarbonato na água, lavando bem as verduras e deixando-as de molho por alguns minutos, tirando o excesso em seguida. Hoje estou publicando mais algumas dicas que vi no Blog da Mimis e estou compartilhando, afinal, estamos no blog da amizade, estamos no janetenaweb.




Todo mundo tem um potinho de bicarbonato de sódio em casa, ou pelo menos já usou alguma vez na vida. Gente! Esse produto tem inúmeras utilidades, tem um preço bem acessível e é super fácil de encontrar.
O bicarbonato de sódio é produzido através de um mineral de carbonato hidratado de sódio, o natrão, e sua fórmula é NaHCO.
Eu já utilizo o bicarbonato em alguns produtos de limpeza que faço em casa (ver AQUI), e também em algumas receitas de bolos que ficam super fofinhos. Agora, fui pesquisar mais e acabei descobrindo outras funções para ele e hoje vou contar tudinho pra vocês! Espiem só:

Desentupidor de pia: É isso mesmo! É só colocar 2 colheres de sopa cheias do produto dentro do ralo e jogar água quente em seguida, até que o pó escorra por completo. Aguarde um pouco antes de usar a pia. Caso seja necessário, repita a operação. Lembrando que se a pia estiver entupida por algum objeto, este processo não funcionará.
Tira mau cheiro de armários e geladeira: É só colocar o potinho de bicarbonato aberto, com aproximadamente uma xícara pequena de café. Coloque-o no armário ou na porta da geladeira. Troque-o a cada 3 meses.
Para lavar roupa: Ele é muito bom para tirar o odor da roupa, principalmente das axilas. Basta misturar um pouco do bicarbonato com água, formando uma pastinha. Aplique-o sobre a área que desejar e espere agir por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente. Caso a roupa seja colorida, faça um teste antes para evitar a descoloração. Ah, ele também deixa a roupa mais branca. É só despejar um pouco junto com o sabão, deixar alguns minutos de molho e lavar.
Limpa cozinha: Ele limpa o fogão, forno e a pia de inox. Passe uma esponja macia embebida em água com o bicarbonato, aplique sobre a área e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Depois retire o produto com uma esponja limpa.
Limpa o banheiro: Para limpar o banheiro, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato, 1 colher de sopa de vinagre de álcool, o suco de um limão e 3 xícaras de água. Com essa mistura você pode limpar o banheiro, vaso e até o chuveiro. No vaso, deixe a mistura de molho por 10 minutos. Para limpar o restante do banheiro é só retirar o limão da mistura.
Tira a cola dos vidros: Para retirar a cola de rótulos, faça uma mistura com o bicarbonato de sódio e o óleo, aplique sobre o vidro e deixe a mistura agir por meia hora. Por fim, retire tudo com um pano seco.

Deixa os dentes mais limpos: As propriedades do bicarbonato ajudam a eliminar as manchas e até placas nos dentes, deixando-os mais limpos, pois funciona como um abrasivo. É utilizado uma pastinha com bicarbonato e um pouco de água e aplicado sobre a escova de dente, escovando suavemente. Consulte sempre o dentista se necessário.
Remove a oleosidade capilar: Basta misturar uma colher de sopa do produto em um copo com água, depois esfregue no couro cabeludo durante o banho.
Deixa as mãos super macias: Para conquistar mãos super macias e unhas limpas antes da manicure, mergulhe-as em uma solução de água morna e bicarbonato de sódio. Deixe agir de 5 a 10 minutos e pronto.
Renova os pés: Ele é excelente para os pés inchados, cansados e ressecados. Para deixá-los descansados, faça um escalda pés com água morna e algumas colheres de bicarbonato. Para esfoliá-lo, adicione 2 colheres de sopa de bicarbonato a uma bacia com água. Deixe de molho por 15 minutos. A pele começará a amolecer. Em seguida, prepare uma máscara cremosa e homogênea com água e bicarbonato. Aplique a máscara massageando delicadamente. Por fim, misture 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sopa de sal, aplique nós pés massageando em movimentos circulares e depois lave e seque os pés. Esse procedimento deixará seus pés lisos e macios.
Torna o banho relaxante: O bicarbonato de sódio tem o poder de nos deixar mais relaxadas e tranquilas. Basta dissolver 250 gramas do produto e uma banheira com água quente. Você ficará com a pele super macia e brilhante. Caso queira, pegue uma esponja e coloque um pouco mais de bicarbonato e massageie delicadamente o corpo e o rosto.
Limpa a pele do rosto: Para fazer a limpeza facial, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de chá de camomila, aqueça e espere ferver. Depois, despeje em um recipiente, cubra a cabeça com uma toalha e coloque seu rosto próximo da água sem mergulhar, deixe pegar apenas o vapor por pelo menos 10 minutos. Com os poros já bem dilatados, remova todos os pontos negros e impurezas com uma toalha de papel limpa ou um disco de algodão. Por fim, lave bem o rosto com água morna e aplique um hidratante natural.
E aí, gostaram das mil e uma utilidades do bicarbonato? Quais vocês já conheciam? Eu adoro dicas caseiras! Se conhecerem mais fórmulas mágicas me contem!
Gostaram? Então, mãos à obra e até a próxima dica.
Abraços da amiga Janete
"Vem o sol e cava a terra,
a semente é como espada
Há uma noite que nos gera
quando a noite é dissipada.

Vem a noite e cava a terra,
vem a noite, é madrugada."
Carlos Nejar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.

...Notícias...