Português passo a passo - concordância verbal

Olá, meus queridos amigos.
 Gostaram do nosso "bate-papo" dos 5 anos de janetenaweb? Ainda não leram? Não tem problema; está no "Conversando com você". Como prometi, hoje estamos iniciando mais uma categoria: "Português passo a passo" baseado nos livros do professor Pasquale Cipro Neto, que será apresentado todas as terças-feiras.

Nessa apresentação vamos conhecer os principais casos de Concordância Verbal.
"Cuidado! Quando você começa uma frase pelo verbo, pode acabar se dando mal na concordância com o sujeito."

"Haviam muitas pessoas no show" ou Havia muitas pessoas"? "É uma hora da tarde" ou São uma hora da tarde"?

Isso e muito mais vamos aprender com o professor e o que ele tem a nos dizer sobre esses e muitos outros casos.
Vai ser muito interessante, pois o professor Pasquale tem uma linguagem simples e direta, citando exemplos do dia a dia e o mais importante, é que em cada texto ele destaca as palavras que sofreram a Reforma Ortográfica e as palavras que foram modificadas, estarão sublinhadas e no final de cada edição, vou destacar a antiga e a nova ortografia de cada uma delas.
Concordâncias duras de engolir
O caso da concordância com a expressão "um dos que" é um dos casos que fazem muita gente balançar.
Quando se diz "A moça é uma das alunas mais brilhantes", não se hesita em afirmar que a concordância do adjetivo "brilhantes" é mais do que correta. Afinal, das alunas mais brilhantes da sala, ela é uma.
Note que não se diz que ela é a aluna mais brilhante da sala, e sim que é uma das mais brilhantes. Percebeu?
Uma das mais brilhantes.

O que significa "brilhante"?
Basta consultar um dicionário para constatar que brilhante é o que "brilha".
"Ladrilho brilhante" equivale a "ladrilho que brilha". E "ladrilhos brilhantes"? "Ladrilhos que brilham", claro. Então, se a moça é uma das mais brilhantes, parece mais do que lógico que se diga que "A moça é uma das que mais brilham".
Das que mais brilham, ela é uma.
O mesmo ocorre em "Ele é um dos deputados que mais trabalham". Afinal, ele não é o deputado que mais trabalha, mas um dos que mais trabalham, ou seja, dos que mais trabalham, ele é um, o que equivale a dizer que ele é um dos deputados mais trabalhadores.
Isso é o que diz a lógica da estrutura da frase. É também o que pregam muitos gramáticos, alegando que, pelos motivos que já expus, o verbo só pode mesmo ir para o plural. No entanto, não faltam na literatura bons autores que tenham desrespeitado essa interpretação lógica do processo linguístico, optando pelo verbo no singular, em frases como "Ela é uma das mulheres que mais me encanta". O que justifica essa concordância é a ideia de que, com o verbo no singular, enfatiza-se "o verdadeiro agente do processo". Tradução: com o verbo no singular, a intenção do falante, efetivamente, é enfatizar quem encanta (e muito). Ela, no caso.
Efeitos de sentido
Quando se diz "ela é uma das mulheres que...", cria-se a expectativa de que virá, na sequência, algo que esclareça de que tipo de mulher se está falando, no qual se inclui "ela", aquela que se quer enfatizar.
Espera-se a frase equivalente a "das mulheres que me encantam, ela é uma". Parece lógico que a melhor forma de enfatizar o encantamento que tal mulher provoca não é incluí-la entre outras. Para destacá-la, talvez fosse mais adequado dizer algo como "De todas as mulheres, ela é a que mais me encanta". "A que mais me encanta", e não "uma das que mais me encantam". Parece que o efeito é diferente, não é?
Então, gostaram dessa primeira aula? Foi demais, não é mesmo?
Esse professor é muito paciente; afinal, ele explica muito bem e trabalha em cima de exemplos, sempre preocupado em passar o melhor e fazer com que entendamos também da melhor maneira possível.
Vocês perceberam as palavras grifadas? Fazem parte da Reforma Ortográfica.
Linguístico, ideia e sequência. Desse jeito que se escreve, ok?
Até a próxima, com a sequência de "Concordâncias duras de engolir".
Abraços da amiga Janete.

Comentários