QUINTA-FEIRA SANTA - Jo 13,1-15

Olá, meus queridos amigos.
Estamos quase encerrando a Semana Santa, e o nosso blog da amizade está resumindo o Evangelho desse tempo em que Jesus passou por todo processo de sofrimento até alcançar a Vitória.
Vamos refletir, e procurar seguir o exemplo e os ensinamentos de Jesus, onde esse mundo grita pela liberdade e direito de ir e vir; onde grande parte da humanidade perdeu a noção de "humanidade"; onde os povos de todas as nações clamam por justiça, igualdade, caridade e humildade.
UM MUNO QUE NÃO PERDEU O VÍCIO DE GUERRAS, SEJA POLÍTICA, RELIGIOSA E SOCIAL. UM MUNDO ONDE OS JOVENS SÃO EXTERMINADOS SEM PIEDADE, POR UMA AMBIÇÃO QUE NÃO PAGA UM CAFÉ, E QUE É MAIS VALIOSA QUE A VIDA DE QUEM SONHA E QUER REALIZAR SONHOS; MUITAS VEZES NO SENTIDO DE AJUDAR QUEM QUER TIRAR A SUA VIDA POR FALTA DE AMOR.
 


 "Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Foi durante a ceia. [...] Jesus levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. [...] pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha. [...] Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e voltou ao seu lugar. [...] "Entendeis o que eu vos fiz? [...] Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós."


"Um Mestre cujos ensinamentos eram a própria vida. Jesus era o próprio livro que os seus discípulos liam. Primeiro fazia e, depois, exigia o mesmo. Nunca o contrário! A lição do lava-pés deve ecoar no mais profundo do coração da Igreja e dos cristãos. O lava-pés nos julga. Lavar os pés não significa apenas limpeza de uma parte do corpo, mas um ato de humildade que nos torna iguais e limpa nossos corações da arrogância e da soberba, mostra que o maior deve cuidar dos demais, pois sua força é para servir e não para a exaltação. Que tal, neste dia de lava-pés, lavar o coração de toda imundície e de toda vaidade? Sem humildade, doação e serviço, não há Páscoa. Conhecemos um discípulo pelos pés, lavados por Jesus."
 
PROPOTA DO DIA:
Prestar um serviço, com humildade, para alguém.
 
"Erguerei o cálice da salvação" (Sl 116B[115]

O mundo carece de compreensão, de olhar o seu próximo como irmão e não como inimigo. Precisa de apoiar-se uns aos outros, partilhando as derrotas e as vitórias, com a mesma gratidão.
Tudo tem seu tempo e nada acontece por acaso, mas a falta de amor existe uma explicação:
A necessidade de resgate, a necessidade de ter Deus no coração e de conhecer, aprender e respeitar os direitos de cada um. O mundo está cada vez mais sofrido, mais inseguro, mas com certeza, segurando nas Mãos de Jesus, seguiremos mais confiantes de que não estamos desamparados.
Abraços da amiga Janete.
 
 

Comentários