Vamos movimentar?

Olá, meus amigos.

Já falei sobre o blog da mimis para vocês, inclusive adicionei o link como sugestão.
Hoje, estou passando para vocês uma dica legal, que não vale só para a terceira, mas para todas as idades.
Abraços da amiga Janete

Atividade física na terceira idade

by Michelle Franzoni
exercicio-terceira-idade-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2
Gente!
Hoje eu vou falar de uma coisa muito importante. A atividade física não é só para os jovens ou para quem quer ficar com o corpo em dia. 
Atividade física é para todos! E os seus principais benefícios estão na saúde e não apenas na estética. 
Com o aumento da expectativa de vida mundial, nossa população idosa vem aumentando cada vez mais, e então não podemos deixar de pensar na qualidade de vida dos nossos idosos e de nós mesmos futuramente. 
E a nossa terceira e melhor idade deve praticar exercícios sim, pois a realização regular de exercícios é uma das bases para uma melhor saúde e longevidade. 
Os benefícios são muitos, e estão relacionados diretamente às funções orgânicas e à independência e qualidade de vida do idoso. Além disso, a prática atua na prevenc'ão e melhora de muitas doenças como diabetes, cardiopatias, distúrbios osteomusculares como artrite reumatóide, osteoporose, hipertensão e muito mais. 
Olhem só benefícios da atividade física na terceira idade: 
exercicio-terceira-idade-blog-da-mimis-michelle-franzoni-
Além de todos esses benefícios, pesquisas apontam que a atividade física na terceira idade pode prevenir o envelhecimento cerebral e a demência senil. 
Mas a pergunta que vem em seguida é: qual exercício fazer? Isso vai depender de alguns fatores, mas principalmente devemos levar em conta  o grau de independência da pessoa e a presença de distúrbios limitadores. 
Se o idoso já tem alguma dificuldade de movimento ou mental, é preciso orientação especializada para que a execução do exercício seja adequada. 
Se já existem doenças pré existentes, o cuidado é maior ainda. Para isso, a orientação médica e fisioterapêutica é recomendada, visando a melhora do idoso em todos os aspectos da sua saúde e já atuando com eficácia nos problemas já instalados. 
Por exemplo, uma senhora que tem artrite reumatóide precisa de uma orientação especial para que o exercício auxilie no tratamento do distúrbio.
Vocês sabem que eu sou formada em fisioterapia e atuei 10 anos na área, né? Eu atendi muitos velhinhos e até Pilates eles faziam. Gente! Velhinhos mesmo! O Sr. Ernani, querido, tinha 92 anos! E eu amava trabalhar com a terceira idade. 
Hidroginástica, caminhadas, pilates, hidroterapia, musculação, yoga, são muitas atividades legais que podem ser feitas! 
Mas o  principal é darmos  atenção redobrada às restrições de certos exercícios aos idosos e também respeitar sua condição física sempre. 
E incentivar! Mostrar o quanto é importante a prática do exercício físico para uma velhice com qualidade. Estimular nossos idosos assim como eu faço com vocês, né? Com um carinho especial e muito amor! 
Vamos nos movimentar? 
"Ações triviais... As ações mais fáceis e profundas ocorrem na família. Essas são os atos mais profundos e significativos, e são o fundamento de todo o resto."
Bert Hellinger

Comentários