terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mestre Álvaro


 Olá meus queridos amigos.
Mais uma curiosidade muito legal para vocês. Hoje vamos conhecer um pouco sobre esse monte lindo, que faz parte das belezas capixabas.
Sempre olho as fotos “Beleza Capixaba”, postadas pelo meu amigo Marcos Piccin, e fica sendo uma das minhas fontes inspiradoras para “Curiosidades do Espírito Santo”, do nosso blog da amizade.
Sou muito fã desse Monte, pois o aprecio há muitos anos, todos os dias, pela janela e varanda da minha casa. É uma vista privilegiada, e o Mestre Álvaro funciona como “previsão do tempo”, pois quando está formando nuvens sobre ele, que chamamos de “chapéu do Mestre Álvaro”, é sinal de chuva; e funciona sempre.

De uns tempos para cá, não temos a vista completa, pois construíram um galpão, que cobriu uma parte dessa linda paisagem, mas dá para ver boa parte dele, inclusive o “chapéu” avisando do tempo, rss.
Podem curtir o Mestre Álvaro. 
Abraços da amiga Janete



O Mestre Álvaro é um dos monumentos naturais mais marcantes da Serra. Com seus 833 metros de altitude, domina a planície litorânea, expondo seus contornos a deleite de quem o aprecia de longe e oferecendo seu rico ecossistema à preservação ambiental.
O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Estado. O governo do Estado em 1977, criou o Parque Florestal e a Reserva Ecológica Mestre Álvaro. O parque compreende uma área aproximada de 3.470 hectares, estando assegurada por Lei a proteção integral da fauna, da flora e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos, recreativos e turísticos.
Os antigos moradores da Serra contam que o Mestre Álvaro recebeu este nome porque ali morava um mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém desejava algum serviço dele, dizia: "Vou no Morro do Mestre Álvaro".
Outros explicam que ele serve de orientação para pescadores, que se sentem seguros de seguirem pelo mar até que mantenham ao alcance dos olhos do topo do mesmo, que chamam de "Mestre Álvaro".
O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. É considerado um dos picos mais altos da região costeira brasileira. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas.
                                        
Detalhamento do acesso mais utilizado:
Siga pela BR 101 até o trevo de acesso à Serra-Sede, a partir deste ponto trafegue pela Rua Jones dos Santos Neves até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Passe pelo cemitério e Colégio Clóvis Borges Miguel e pegue a estrada de terra até o Clube Floresta Mestre Álvaro, seguindo o restante a pé por trilhas.                                    
                                                   Fonte: Prefeitura Municipal da Serra.
 Mestre Álvaro visto da minha casa

"Venho do fundo das eras quando o mundo mal nascia...
Sou tão antigo e tão novo como a luz de cada dia!"
Mário Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.

...Notícias...