Plantas para ambientes pequenos

Boa noite, meus queridos amigos.
O fim de ano está nas portas e é tempo de correr para arrumar a casa; enfeitar para o Natal e decorar os ambientes para receber o novo ano que se aproxima; e nada melhor do que uma decoração com vida, com flores, e com um aroma especial das plantas que renovam as nossas energias.
Então, aproveitem essas sugestões e sintam a generosidade da natureza, com essas dicas.

Plantas: Escolha as corretas para apartamento e ambientes pequenos.
Por Karina Costa
Gostar de planta não basta para fazê-las crescer bonitas e saudáveis, é preciso entender as necessidades de cada espécie. Em apartamentos e ambientes pequenos, há dois quesitos fundamentais e universais para todos os tipos de plantas: claridade e ventilação. Mas há aquelas que se adaptam melhor.
"Existem plantas certas para serem criadas em interior de casas e apartamentos pequenos. Orquídea Africana, Lança de São Jorge e Dracena Arbórea são ideais para ambientes mais fechados e menores", explica a decoradora e membro do Clube Paulista de Jardinagem, Carmen Herrera, que deixa dicas de decoração e para cuidados básicos com as plantas.
Princípios básicos para ter plantas em casa

A primeira coisa que precisa ficar claro é que as plantas são seres vivos e não podem ficar em locais totalmente escuros, necessitam de luz. Então, duas coisas são essenciais para criá-las dentro de apartamentos ou ambientes menores: um pouco de claridade e um pouco de ventilação. Para isso, basta deixá-las perto de janelas ou na varanda.
Ventilação é fundamental
Quem tem plantas precisa abrir uma janela ou uma porta por pelo menos 2 a 3 horas diárias para que recebam ventilação, por mais que sejam plantas de sombra. Se você fica com a casa fechada durante todo o dia, deve evitar plantas.
As plantas de sombra, ideais para interiores, precisam de ventilação e claridade. Se não forem cuidadas de maneira correta, as folhas vão diminuir, perder a beleza, as plantas vão "sofrer".
Plantas ideais para ambientes fechados
Segundo a especialista Carmen Herrera, as palmeiras Rhapis excelsa e Chamaedorea são ideais para ambientes menores e mais fechados, caso de apartamentos, pois são plantas de sombra.
A especialista explica que Samambaia é uma planta que saiu de "moda" para a decoração de interiores, porém fica muito bem dentro de casa. "Muitas pessoas evitam por ser uma planta grande e ocupar muito espaço", observa Carmen Herrera.
A Renda portuguesa é uma ótima opção para quem tem varanda, pois é uma planta que precisa de um pouco mais de ventilação do que as outras.

A Zamioculca também é ótima para interiores, a folha dela é bem verde e brilhante, parece que foi passado um verniz. 'Outra que indico é a planta Pacova, que tem folhas grandes', recomenda Carmen Herrera.
Plantas pequenas para ambientes pequenos
Segundo a decoradora Carmen Herrera, o Lírio da paz e a Philodendron mini. Mas não esqueça: flores precisam de sol sempre. Do lírio, por exemplo, brota uma florzinha branca, então, se mantido no escuro, nascem poucas, já no claro, na janela, dá mais flores.
A Violeta africana é uma planta pequena e que pode ser colocada dentro do apartamento, mas para dar flor precisa de alguma claridade. Há quem coloque na janela do banheiro, da cozinha, da área de serviço. Ela precisa ficar na claridade, não necessariamente bater sol, já que essa exposição direta vai queimar a planta - essa dica vale para qualquer planta de interiores.
Lança de São Jorge está na moda
Uma planta que tem sido muito utilizada é a Lança de São Jorge, parente da famosa Espada de São Jorge. Muitas pessoas adoram por achá-la supermoderna. E é uma ótima opção mesmo, já que se mantém muito bem na sombra e não precisa quase de água. Pode ser regada uma vez por semana.
As preferidas da decoração de interiores
Carmen Herrera diz que além da Lança de São Jorge, a preferida do momento, outra planta que ela tem utilizado para decoração de interiores é a Dracena arbórea, que aguenta até os efeitos do ar condicionado, além da Camadorea elegans que tem flores finas e delicadas. Esta última fica bem em sala tradicional, no escritório e no living.
Outra interessante para interiores é a Philodendron. As folhas crescidas ficam na cor verde escura e as novas folhagens crescem claras, então, o contraste de cores das folhas trazem uma simpatia ao ambiente.
Cuidado com plantas venenosas
Evite em casa plantas venenosas. "Muitas pessoas acreditam que certas plantas trazem boa sorte, mas é preciso cuidados. A famosa Comigo ninguém pode é uma dessas tóxicas, se uma criança ingerir um pedacinho que seja da folha pode parar no hospital. Então, é melhor evitar".
Cuidados básicos com as plantas
Segundo a decoradora, exceto a Lança de São Jorge, que deve ser molhada uma vez por semana, as demais plantas citadas como ideais para apartamentos e ambientes pequenos devem ser regadas duas vezes. 'Além disso, devem ser adubadas uma vez por mês. Indico uma mistura de farinha de osso, esterco de galinha e torta de mamona, ingredientes encontrados em lojas de jardinagem. É um tipo de adubo orgânico que prefiro misturar e usar. A mistura deixa um pouco de cheiro nos primeiros momentos da troca, então quem preferir pode substituir por um adubo chamado "10-10-10" em formato de bolinha', ressalta Carmen Herrera.
O cômodo ideal para sua planta
A maioria das pessoas coloca a planta na sala, num canto. Indico colocar perto de onde tenha claridade. Outras pessoas deixam na janela, na cozinha. A janela da área de serviço também é utilizada, no caso da Violeta africana ou o Lírio da paz. Como esse é um ambiente muito mais claro que os demais, também indico a Kalanchoe - uma planta com florzinhas coloridas -, apesar de elas durarem no máximo três meses.
Tem quem cultive orquídeas no banheiro - na janela, na parte interior - também pela claridade. Mas atenção: é preciso manter sempre a janela aberta para ventilar.
Vasos
A decoradora Carmen Herrera indica os vasos de cerâmica, mas avisa que, caso a planta for muito grande e ficar pesado para qualquer movimento, pode se optar por vasos de poliuretano que imitam a cerâmica, são mais leves, fáceis de carregar, puxar.
Hoje não se usa mais plantas penduradas na decoração de salas, mas sim no chão. Porém numa varanda, por exemplo, cabe colocar plantas penduradas.
Quantidade de plantas no ambiente
Para decoração da sala, Carmen Herrera indica até dois ou três vasos para formar um conjunto. "Pode ser um vaso grande e outros dois pequenos, ou combinar uma planta mais baixa com uma mais alta. Pode ser, por exemplo, uma das Palmeiras que indiquei e a planta Philodendron. Um único vaso também cai bem na decoração".
Desejo a todos uma ótima semana.
Não deixem de entrar em "Utilidades e Dicas" - tem sempre algumas boas ideias para vocês.
Abraços da amiga Janete




Comentários