Dia da Mulher

Olá meus queridos amigos.
O Centro de Convivência de Jardim Camburi, mais uma vez nos presenteou com uma linda festa, e dessa vez homenageando as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Foi uma festa um pouco diferente, onde algumas participantes foram convidadas a interagir, com suas experiências, falando um pouco de si, o que nos deixou mais felizes pela oportunidade.
Vejam como foi a nossa festa:

 
Fomos recepcionados com muita alegria, com a Fernanda registrando a chegada dos participantes.
A psicóloga  Rose, deu início ao evento, dando as boas vindas, e oferecendo um delicioso lanche, à disposição na sala "Vip", onde os professores Wanderson e Nei deram todo suporte necessário.
 
 
 
 
 
 Tivemos uma linda e emocionante abertura, com a professora Catarina e seu colega ao violão, com um lindo repertório, inclusive com uma emocionante versão da música "Já tive Mulheres", falando sobre algumas mulheres guerreiras, como Dandara e Mariele, como tantas outras mulheres com sua força e poder, o que nos anima a ter mais esperança.
   Eu tive uma surpresa quando fui convidada pela coordenadora Roberta, a falar um pouco sobre minha trajetória e minhas experiências até chegar aqui no CCTI e como não tenho muito jeito em falar publicamente, a Assistente Social Jeniffer, fez a gentileza de ler o que eu havia preparado para o momento, e agradeci pelo carinho da Roberta, sentindo-me muito honrada e por isso não tive como recusar esse convite.
 

 
 
 
 Em seguida, foi a vez de três grandes mulheres, com sabedoria e talento, contando um pouco de suas histórias e trajetórias, com direito a discursos e poesias.
D. Carminha, D. Blandina e D. Ignez. Parabéns a essas mulheres guerreiras e vitoriosas. Salve a liberdade e a independência conquistadas com trabalho, responsabilidade  dignidade e respeito. 
 
 
 


 
 
 
 


 
 Tivemos também uma importante reflexão sobre tudo que vem acontecendo no mundo, reforçando as palavras da D. Ignez que sofreu grande discriminação e decepção, assim como toda situação de indiferença que muitas vezes envolve as mulheres
 A colega Penha aproveitou para fazer um convite para o baile das mulheres...

 




 









...e de repente, chegou uma das mulheres mais importantes desse Centro de Convivência. A pioneira, que foi recebida com aplausos e muita alegria por todos.
 
 


Mais um carinho especial: sorteio de dois brindes, e vejam as felizardas que foram sorteadas.
  





 Depois de passar essas horas de homenagens que emocionaram e alegraram essa manhã, toda equipe envolvida nesse evento, se apresentou com orgulho de dever cumprido.




Não podia faltar as fotos para o "Álbum de recordações"...


 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Vejam quem compareceu para prestigiar as mulheres nessa linda festa
 Essas foram algumas das grandes mulheres lembradas nesse evento.
Dandara de Palmares
Considerada heroína, foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII, dominava técnicas da capoeira e teria lutado ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes a ataques a Palmares.
Emiliana Emery
Primeira mulher capixaba a conquistar o direito ao voto, conseguiu na Justiça o direito de votar em 1929 e foi a terceira mulher do país a possuir um título de eleitor.

Jacqueline Moraes
Tornou-se a primeira mulher e negra eleita como vice-governadora do Estado do Espírito Santo.
Parlamentares femininas eleitas de 1998 à 2018

Assim foi a homenagem que o Centro de Convivência de Jardim Camburi ofereceu com o mesmo carinho de sempre, e dessa vez, dando oportunidade às participantes, para falar um pouco sobre suas experiências e trajetórias ao longo de suas vidas, e como aconteceu a chegada delas nesse espaço que nos acolhe e nos beneficia com atividades físicas e uma extraordinária terapia favorecendo o exercício mental, melhorando assim nossa autoestima e qualidade de vida.
Senti um grande orgulho ouvindo a voz da experiência, com tanta sabedoria e propriedade, das colegas D. Carminha, D. Blandina e D. Ignez; cada uma com suas experiências, dons e talentos, falando com tanta firmeza e propriedade de tal forma a comover e encher de orgulho pelo privilégio de conhecer pessoas tão incríveis e tão merecedoras de respeito e admiração. Pessoas que têm a consciência de tanta injustiça, crueldade, preconceito e discriminação que ainda existe contra a mulher, mas que apesar da idade ainda lutam pela sua independência sem se intimidarem com as indiferenças que ainda existem no mundo.
Mais uma vez, encerro com o coração repleto de alegria e gratidão a toda equipe que sempre nos proporciona momentos que nos levam a perceber o verdadeiro sentido da vida, e entender que valeu a pena ter ido à luta, ter vencido obstáculos e ter chegado até aqui, com a sensação de dever cumprido e a certeza de que a independência se faz quando abraçamos as oportunidades que ela nos oferece, quando podemos caminhar com nossas próprias pernas e quando separamos nosso lazer da responsabilidade.
Em nome de todas as mulheres que frequentam o Centro de Convivência de Jardim Camburi, meus sinceros agradecimentos.
Que Deus abençoe toda equipe que tanto se dedica e trabalha incansavelmente para que possamos nos sentir mais felizes e valorizadas. Saúde e paz!!!
Abraços da amiga Janete

Comentários