Pai, começa o começo...

Olá meus queridos amigos.
Quantas vezes paramos para pensar naqueles tempos tão distantes de nossa infância, e dá uma vontade de querer voltar, mesmo nas lembranças, buscando o começo de tudo, tentando alcançar em nossas memórias episódios que nos levaram a entender o quanto era tão mais fácil, quando tínhamos um "porto seguro" ao nosso alcance, que nos proporcionava um certo conforto nessa segurança que não nos cobrava preocupações; era tudo tão mais fácil, saber que tudo o que precisávamos fazer, já vinha "mastigadinho", pois alguém já tinha tomado a iniciativa ou decisão para que pudéssemos apenas obedecer e cumprir "nossas obrigações". Mas esse porto seguro já não existe mais, então entendemos que fomos preparados com carinho e responsabilidade de quem sabia o que estava fazendo e que um dia, saberíamos caminhar com mais segurança, pois as lições foram bem executadas, e o exemplo é o que nos permite hoje, sentirmos essa vontade de querer "começar de novo, de começar o começo", como esse lindo texto do Padre Fábio de Melo, que me inspirou à reflexão para começarmos bem essa semana.
 
"Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: Pai, começa o começo!
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Não sou mais criança. E muitas vezes fico tão perdido sem saber pra quem pedir pra pelo menos, começar o começo de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas tangerinas são outras. Preciso descascar dificuldades do trabalho, problemas familiares, o esforço diário para fazer tudo certo, ajudar as pessoas que amo, dúvidas e conflitos que surgem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis... Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido por papai quando lhe pedia para começar o começo era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
Por isso, quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: Pai, começa o começo!
Ele não só começará o começo, mas resolverá toda a situação para você. Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: Pai, começa o começo!
Padre Fábio de Melo.
Que essa semana seja acolhida com amor e gratidão.
Sabemos  quem está sempre segurando em nossas mãos, para que possamos "começar o começo" sempre que estivermos perdidos em nossas inseguranças. Deus não nos desampara e está sempre ao nosso lado, apontando uma solução...
Vamos refletir?
Uma abençoada semana para todos.
Abraços da amiga Janete
 

Comentários