Saulo Ribeiro

Olá, meus queridos amigos.
Hoje, o "Cantinho a Literatura" está encerando mais uma temporada das homenagens dos escritores brasileiros, com  exclusividade aos poetas capixabas.
Foi uma grande satisfação apresentar esses nobres escritores, sendo alguns deles, homenageados na "Escadaria da Gentileza", no dia do escritor.
Estou encerrando com Saulo Ribeiro, um grande incentivador à leitura, com a "COUSA" - uma casa editorial capixaba, onde reúne pessoas amantes da literatura.
Que ideia sensacional!
 
Nascido em Vila Velha, Saulo Ribeiro viveu em Pedro Canário, extremo norte do Espírito Santo. Atualmente mora em Vitória. Sua produção literária abrange dramaturgia, contos, romance e roteiros de audiovisual. Publicou os livros Cárcere (coautoria, dramaturgia, 2009), Diana no Natal (contos, 2010), Ponto morto (romance, 2010) e Corpo de delito & Rip e Cal (dramaturgias, 2013). Ponto Morto foi contemplado pelo premio de Secult em 2010 e agora ganha uma nova edição capa dura.
Saulo e Nattielly comandam o espaço-sede da Editora Cousa, na Rua Sete
 (Foto: Ricardo Medeiros)
Agora a editora possui o seu próprio canto. A localização não poderia ser outra que não a efervescente e inspiradora Rua Sete de Setembro, em frente ao Arquivo Público do Espírito Santo, no Centro histórico de Vitória.
 
"Nós pensávamos nessa ideia há muito tempo, mas nunca encontramos um lugar. E esse é um local que gostamos, principalmente num momento delicado da Rua Sete, quando aqueles projetos de deixar a rua mais viva estão caindo", ressalta Saulo Ribeiro.
 
A crítica refere-se à medida da Prefeitura de Vitória que obriga os proprietários de bares da região a recolher mesas e cadeiras que ficam na calçada até, no máximo, às 23horas.
 
Laboratório
O espaço é uma iniciativa que chama atenção pela coragem. Afinal, numa época que quase não encontramos mais livrarias de rua, a ideia de tocar um empreendimento como esse é inspiradora.
 
Todavia, enganam-se aqueles que imaginam que o espaço-sede da Cousa voltará suas atenções para a comercialização de livros publicados até então pela editora.
 
Uma das metas de Saulo é fazer deste espaço um ponto de encontro para aqueles que se interessam por cultural, além do ímpeto de discutir a relação que temos com a cidade - papel parecido que as livrarias de rua desempenharam por anos e anos.
 
"A ideia é reunir pessoas que gostam de literatura e que gostam de alar sobre as potencialidades da cidade e do que a gente quer da cidade", reforça ele.
 
A casa também traz um bar e café - comandado por Natiely Nobre - e disponibiliza serviços editoriais ao público interessado.
 
Prestes a completar oito anos de existência, a Cousa é uma das principais casas editoriais capixabas. Capitaneada pelo escritor e também editor Saulo Ribeiro, a empreitada é responsável por livros como "Todas Elas, Agora" (2013), de Francisco Grijó; e a reedição de "Os Dias Ímpares", de Sérgio Blank, entre outros.
Quero agradecer a oportunidade que tive de apresentar aos leitores do nosso "blog da amizade" um pouquinho da cultura brasileira em forma de poesias e por meio de resumos de biografias dos escritores brasileiros aqui homenageados.
 
Quando tive a ideia de criar esse espaço, foi com a intenção de realmente incentivar e despertar curiosidades convidando dessa forma a novas pesquisas de todos os mais de 150 escritores brasileiros que estão no nosso "Cantinho da Literatura", como outros milhares de poetas, que infelizmente não seria possível homenagear a todos.
 
O Cantinho da Literatura não vai parar, porém, teremos a cada semana, poesias, textos, frases e pensamentos - tendo assim a oportunidade de conhecer melhor as obras desses incríveis pensadores do nosso país.
Até a próxima semana.
Abraços da amiga Janete

 
 

Comentários