Olhar quem passa ao nosso lado com olhos novos.

Olá, meus queridos amigos.
Quem de vocês, passa pelas ruas e olha para quem passa ao seu lado?
Eu tenho o hábito não só de olhar, como o de cumprimentar as pessoas que passam por mim e a maioria delas corresponde aos meus cumprimentos e isso me faz muito feliz. De verdade, quando digo que olho para as pessoas, é para provocar essa reação; de ter a sensação de que somos velhos conhecidos, e sempre lembro de uma música interpretada pela cantora Simone: "Quem me dera se as pessoas que se encontram, se abraçassem como velhos conhecidos..." e é desse jeito que sinto, quando alguém retribui a esse gesto simples, mas muito significativo.
Confesso que infelizmente, nem todos que passam por mim, se dignam a responder, e às vezes não dão oportunidade para sequer olhar, mas sei que infelizmente faz parte, e dessa forma entendo que essas pessoas, realmente não fazem parte ou não prestam atenção em quem passa por elas, e confesso também que seria exigir demais das pessoas que andam tão apressadas e desconfiadas, afinal, o mundo não está para confiar tanto assim, mas isso pode mudar, desde que olhemos para o próximo, com os olhos cheios de amor, e assim não ver senão o bem em cada um...
Assim sendo, com esse lindo texto de Apolônio Carvalho, podemos refletir e começar bem a semana, quem sabe, cumprimentando quem por nós passar, dirigindo nem que seja um olhar mais confiante e misericordioso...
 
"Para olhar com olhos novos é necessário que eu esteja todo tempo revestido de misericórdia, e só Deus, que é misericórdia infinita, pode me dar essa graça. Sozinho não sou capaz. Sou influenciado pela aparência, por um julgamento precipitado ou pela diferença que existe entre mim e o outro. Só um amor misericordioso me torna capaz de ver o outro igual a mim, falível e vulnerável, e por isso, digno de receber o meu perdão.
Se eu substituir o julgamento e a condenação por amor e misericórdia, estarei dando coragem ao outro para recomeçar sem cometer os mesmos erros. Ter um olhar misericordioso é ter um amor super refinado, que leva as pessoas a escolherem sempre o bem. Que nesse dia eu consiga ser um reflexo da misericórdia de Deus para olhar cada pessoa que passe ao meu lado com olhos novos.
Apolônio Carvalho.
Uma abençoada semana para vocês, com o meu forte abraço e
um sorriso repleto de incentivo para todos.

 

Comentários