Manifestação Contra a Violência aos Idosos

Olá, meus queridos amigos.
Nem todos sabem, mas 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Hoje aconteceu uma grande manifestação entre os quatro Centros de Convivência de Vitória, mobilizando os professores, coordenadores, voluntários e frequentadores, transformando num grande encontro, com café da manhã no CCTI do Centro de Vitória, seguida de caminhada até a Praça Costa Pereira, onde aconteceram atividades de reflexão e denúncia sobre a violência contra o idoso.
Contamos também com a participação do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Assim como os participantes dos CCTI's de Jardim da Penha e de Maria Ortiz, nós, do CCTI de Jardim Camburi, fomos em "excursão" num ônibus especial até o Centro da cidade, num clima de muita descontração.
Confiram nas fotos:

 


 Chegada à Praça Costa Pereira no Centro de Vitória

 


 Calorosa recepção dos integrantes do CCTI do Centro...


 E, claro, a confraternização entre amigos.


Chegou a hora do café da manhã, com deliciosos quitutes, chocolate quente e café, o que motivou alguns funcionários, professores e coordenadores, com muita alegria, servir a todos os participantes.



                                 
Chegou o momento mais importante desse grande encontro: Um assunto muito sério: Conscientizar as pessoas sobre o que realmente acontece com os idosos de todo o mundo. Discriminação, exploração, maus tratos, abandono e outras tantas violências.

 E foi assim a nossa passeata pelas ruas do Centro da cidade; clamando pelo "BASTA" a essa violência, nessa ação de combate a tudo que constrange o idoso, inibindo a sua esperança, passando por cima da sua sabedoria e necessidade de dividir a sua história com tantas lições de vida, que os mais novos deveriam ter a obrigação de ouvir, respeitar, aprender e agradecer.
 
 DENUNCIE!
  

 E dessa forma, cantando, conscientizando, pedindo pela paz e gritando NÃO à violência contra os idosos, chegamos à Praça Costa Pereira, iniciando várias atividades de reflexão e denúncia contra o idoso.
 "O desafio é garantir o direito a um envelhecimento digno e a uma cidadania plena para todos os brasileiros e brasileiras".

 


 
 
   É PRECISO ACABAR COM A VIOLÊNCIA.
"Há uma conspiração do silêncio" contra a pessoa idosa, manifestada por alguns grupos sociais que
perpetuam uma imagem de velhice como fase temida".
Simone de Beauvoir
"Entre as maiores preocupações está a violência contra a pessoa idosa, fenômeno que representa um importante problema de saúde pública não apenas no Brasil, mas também no mundo. Os números de abusos cometidos são subnotificados, não revelando a magnitude do problema. O enfrentamento à violência contra os idosos exige múltiplas intervenções ligadas a práticas tradicionais e não tradicionais, não apenas das instituições públicas - Executivo, Legislativo e Judiciário - mas de toda a sociedade".
 
Que essa mobilização seja apenas o início de muitas outras e que possamos realmente nos conscientizar e denunciar.
"NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO!!!
Abraços da amiga Janete

Comentários