segunda-feira, 4 de abril de 2016

Ano da misericórdia - Romaria das mulheres


Olá, meus queridos amigos.
Hoje está sendo comemorado, a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo, encerrando assim o oitavário da Páscoa.
Ontem, acompanhei a romaria das mulheres, e como sempre, foi muito emocionante, uma renovação de fé pela Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Para começar bem essa semana, escolhi passar para vocês, uma parte da homilia da santa missa, falando sobre os dons que Jesus comunicou aos seus discípulos em sua primeira aparição, após a ressurreição e é uma oportunidade para refletirmos durante esses dias e aprendermos como viver melhor nesse mundo que precisa tanto de paz, alegria e evangelização, através do Espírito Santo.
Na sua homilia, Dom Wladmir lembrou que a primeira aparição narrada pelo Evangelho deste domingo, Jesus comunica cinco dons muito importantes:

 O dom da paz. A paz esteja convosco, disse Jesus aos discípulos. Basta de violência. Você e eu somos missionários da paz. 

O dom da alegria. Eles se alegraram por ver Jesus. O Papa Francisco escreveu na Exortação “Alegria do Evangelho” de 2013 que há cristãos que parecem ter escolhido uma quaresma sem páscoa. Todos nós temos problemas, passamos por dificuldades, mas a alegria que vem de Deus vai além de nós. Quem se encontra com Jesus, com o Ressuscitado, experimenta essa alegria. O encontro com Jesus nos enche de alegria e convida à conversão e ao discipulado missionário.

 O dom da missão. Como o pai me enviou eu também vos envio. A Igreja continua a ação evangelizadora de Jesus. E diante de tantos desafios, o Papa Francisco afirma que é cada vez mais urgente nos perguntarmos o que Deus pede a nós. A Diocese de Colatina, com a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral em andamento faz repercutir a exortação do Santo Padre. O que Deus pede a nós, a Assembleia Diocesana é o ponto mais alto de uma Igreja particular. 

O dom do Espírito Santo. Recebei o Espírito Santo. Devemos evangelizar a partir de Jesus Cristo na força do Espírito Santo como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa. Peçamos ao Espírito Santo que nos fortaleça na fé no Cristo Ressuscitado para que aqueles ainda não creem possam através do nosso testemunho abrir o coração ao Evangelho e glorificar a Deus nosso Pai, rico em misericórdia, que sempre acolhe a todos. 

O dom de perdoar os pecados. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados. A quem não perdoardes, eles serão retidos. Jesus infunde nos discípulos o Espírito Santo e lhes dá o poder de perdoar os pecados. Jesus manifesta, assim, o coração misericordioso de Deus para conosco. Por causa desse Evangelho, que nos fala do perdão, da misericórdia, hoje 2º domingo de Páscoa, celebra-se o Domingo da Divina Misericórdia. Essa devoção foi difundida por Santa Faustina, irmã da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia. Recorramos sempre à misericórdia divina, especialmente no sacramento da penitência. É de suma importância redescobrir o Sacramento da Reconciliação como penitentes e ministros. O Papa Francisco destacou no início do Jubileu que os sacerdotes devem sempre entrar no confessionário com a noção de que são apenas ministros de Cristo e que eles próprios precisam do perdão de Deus. Vamos continuar motivando com profundidade e riqueza o Ano Santo da Misericórdia. 

Dom Wladimir terminou com uma oração: 

Virgem da Penha, em suas mãos entregamos toda a nossa caminhada diocesana. Nossas preocupações, necessidades, problemas abordados e desejos que trazemos em nosso coração. Obrigado, Virgem da Penha, por todos os benefícios que nos tem concedido. Obrigado por Jesus Cristo, Vosso Filho, rosto visível da misericórdia do Pai. Virgem da Penha, Maria, Mãe e Porta da Misericórdia. Amém!

 
Mulheres de todas as regiões do estado tomaram as ruas de Vila Velha para homenagear a Padroeira, Nossa Senhora da Penha.
Com olhos emocionados e vozes alegres, elas entoavam canções de exaltação à Maria, durante o percurso. Nos intervalos, faziam suas orações, seus pedidos, seus agradecimentos.
 Após a Romaria, Missa das Mulheres, no campinho da Prainha, aos pés do Convento.
Uma boa semana a todos
Abraços da amiga Janete



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.

...Notícias...