Torta Capixaba

Olá, meus queridos amigos!
Como vocês já sabem, essa semana o nosso blog da amizade está dedicado às celebrações da "Semana Santa" e uma das tradições no Espírito Santo: a Torta Capixaba. Na família do meu esposo, é "sagrado" a confecção e produção dessa torta, que passou e passa de geração em geração. Eu falava que a minha sogra era a rainha das tortas capixabas. Ela fazia muitos tabuleiros, para toda a família, e fazia muito bem. Depois que ela se foi, ficou por conta dos filhos, principalmente dos homens, inclusive o meu esposo e o meu cunhado Zeca que quase todos os anos vem fazer a torta conosco, e a minha filha Juliana, essa, com certeza vai continuar com essa tradição, pois gosta muito de ajudar e também de comer, claro. Não esquecendo também do Gercílio, meu cunhado Nininho que todo ano faz para a sua família.
Hoje estou passando para vocês a receita dessa famosa torta, que apesar da simplicidade, e de não usar mariscos, é sem dúvida a melhor torta capixaba que conhecemos.








INGREDIENTES:
02 palmitos grandes
03 a 04 quilos de bacalhau
03 dúzias de ovos
03 quilos de tomates
03 quilos de cebola
04 maços de coentro
02 maços de cebolinha verde
100 gramas de colorau
02 litros de óleo
01 garrafa de 750 ml de azeite de oliva extra virgem
COMO FAZER:

Dessalgar o bacalhau, ferventar e moer na máquina ou processador.
Cozinhar os palmitos e moer na máquina.
Moer também as cebolas, os tomates, e os temperos verdes.
Depois de tudo moído, misturar em uma bacia, acrescentando o colorau, o óleo, o azeite, as azeitonas e os ovos, reservando um pouco das azeitonas, cebolas e meia dúzia de ovos para decorar.
Depois de tudo muito bem misturado, arrume nos tabuleiros.
Geralmente dá para 10 tabuleiros, de tamanhos variados.

Gente, essa torta é dos "Deuses"; quanto mais se come, mais vontade de comer...
Não é necessário fazer uma quantidade tão grande assim, mas em proporção, pode-se diminuir.
A torta Capixaba é muito trabalhosa, mas não é difícil de fazer.
FELIZ PÁSCOA A TODOS.
Abraços da amiga Janete 
"Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A páscoa ou 'pessach' é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé. PÁSCOA É AMOR!!"



Comentários