Festa do Purím


Olá meus queridos amigos.
"Começando bem a semana" de hoje, vem com mais um texto do "Presente Diário", baseado na Leitura Bíblica Ester 9.1-2; 20-28, como uma séria reflexão para os dias atuais.
Vamos refletir?
Abraços da amiga Janete
"Bendiga o Senhor a minha alma!
Não esqueça nenhuma de suas bençãos!
(Sl 103.2)
No texto de hoje vemos como surgiu a Festa do Purím. O livramento do povo judeu, descrito no livro de Ester, foi tão impressionante que se criou uma comemoração anual para relembrá-lo. Deus já tinha estabelecido algumas festas - a Páscoa é um exemplo - como forma de não apagar da memória do povo o que Deus tinha feito por ele. Desde que foi estabelecido por Mardoqueu e Ester, o Purim é comemorado para lembrar que havia uma grande ameaça de extermínio dos judeus que foi revertida: foi o povo de Deus que destruiu seus inimigos. O Senhor mudou a situação de uma forma inesperada, usando a rainha para interceder junto ao rei e impedir a tragédia. A festa ainda é celebrada até hoje, voltada à alegria e despreocupação; as pessoas se fantasiam, presenteiam seus amigos com comidas típicas e fazem doações a pelo menos duas pessoas carentes. Todavia, pode ser que para muitos ela tenha deixado de ser um memorial da ação divina por seu povo.
É exatamente porque temos a tendência de nos esquecer do que Deus já fez por nós que tais comemorações são importantes. Precisamos, de vez em quando, deixar nossos afazeres e refletir nos rumos que nossa vida tomou. É assim que perceberemos a direção de Deus a cada passo, sua proteção, seu cuidado e amor demonstrados todos os dias. Da mesma forma que comemoramos nosso aniversário e o ano novo, poderíamos fixar nossas próprias "festas" relembrando os feitos do Senhor em nossas vidas. Mas, se você não quer ter mais uma data a lembrar, faça isso hoje mesmo. Tire um tempo para pensar em tudo o que Deus já fez e está fazendo em sua vida. Quando relembramos tais fatos, o sentimento só pode ser de gratidão. Você já agradeceu hoje por sua vida? Por ter conhecido Jesus? Pela vida eterna que ele lhe deu? Por sua família, sua saúde, seu trabalho? Tenha o cuidado de não esquecer o que Deus fez por você e louve-o constantemente por isso!
Vanessa Weiler Ribas
Francisco Beltrão/PR
"Festejar é bom, e as melhores festas são as de gratidão a Deus."

Comentários