No alto está tua meta

Olá meus amigos.

Hoje, do livro “Buscai as Coisas do Alto”, também do padre Léo, SCJ, dois parágrafos que escolhi para refletirmos sobre o verdadeiro objetivo de nossa vida, do tema “NO ALTO ESTÁ TUA META”.
Às vezes é preciso parar para refletir um pouco sobre a única certeza que temos nessa vida e parece que é o único assunto que fazemos questão de fugir, mas assim como é importante tirar um tempo para orar, é importante pensar no que a vida nos reserva...

 “Se no alto está nossa meta, é preciso afeiçoar-nos às coisas lá de cima, é preciso fazer a experiência de matar tudo aquilo que nos prende, que nos afunda, que nos inferniza. Lembre-se: “inferno” é irmão de “inferior”!
Afeiçoar-se às coisas do alto, em oposição às coisas da Terra, refere-se ao sentido pejorativo de Terra. Aqui, entendida como mundana, material, falível, provisória. Nesse sentido, a Terra se contrapõe ao céu. E já no Pai-Nosso, Jesus nos ensinou a pedir que a vontade de Deus se realize em nossa vida aqui na Terra assim como no céu.
Mais uma vez vemos aqui a importância de se ter uma meta.
A meta é algo que gestamos no coração e realizamos, com tempo e esforço, ao longo da vida. É preciso saber onde queremos chegar. A meta é auxiliada pelos objetivos e pelos propósitos.
O objetivo elucida o que quero, os propósitos percorrem os caminhos para atingir a meta. Quem não tem meta definida na vida vive como folha seca jogada nas ondas do mar. Só quem tem um objetivo, quem tem propósitos, consegue superar os obstáculos para a realização da meta.
O apóstolo Paulo percebeu, a duras penas, que fomos feitos para o céu. A vida aqui é passageira. Por mais que demore, é sempre limitada. Por isso ele nos ensina a buscar as coisas do alto. E o interessante é que no mesmo versículo ele nos ordena: afeiçoai-vos às coisas lá de cima.”
...  “Buscar as coisas do alto é caminhar para uma meta que sabemos que podemos atingir. Deus está do nosso lado. O ser humano foi criado para dominar o mundo e as coisas do mundo. Deus o criou como parceiro. Temos o Espírito Santo que nos inspira e impulsiona para as coisas de Deus. Ele, que conhece as coisas do alto, nos ensina a amá-las e a gestá-las no coração. Mas não adianta nada dominar máquinas se a pessoa não consegue se dominar. O primeiro domínio que devemos exercitar é o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos desejos, acolhendo aquilo que está de acordo com as coisas do alto e rejeitando tudo aquilo que nos atrapalha na caminhada.
A certeza da morte e da vida eterna nos ajuda nesse processo. O medo da morte ou a tentação de se achar imortal, vivendo como se a morte não existisse, é uma das grandes causas da infelicidade humana. Não adianta amenizar a morte. Ela é a nossa única certeza. Sabendo disso, devemos canalizar nossa vida para valores que vencem a morte, que ultrapassam a morte, como Jesus fez e nos ensinou. Essa certeza deve tornar-se também um parâmetro para que possamos julgar nossas ações, palavras e pensamentos. Se não sou eterno, o que tornarei eterno com minha vida? É preciso deixar marcas do eterno por onde passamos e com quem convivemos.
Buscar as coisas do alto é saber que essa meta é possível de ser alcançada. Não é fácil. Fácil é ir para o inferno, já que não exige esforço nenhum. As coisas de Deus são sempre difíceis, porque nos apegamos demais às coisas aqui da Terra. Aliás, a dor maior que sentimos em nossas perdas é exatamente a dor do apego. Achamos que tudo é nosso e vivemos na ilusão de que tudo depende da gente. Quando nos apegamos a coisas e a pessoas, a cargos e a funções, passamos a ter objetivos pequenos demais. Quando temos muita coisa para olhar e para cuidar, não olhamos para o essencial, aquilo que está além do óbvio. Perdemo-nos nessas coisas da Terra. O pior é que já sabemos que são coisas passageiras, que vamos perder tudo que temos e somos, mesmo assim teimamos em brincar de esconde-esconde com a morte.”
Infelizmente, não deu para postar todo o texto, pois seriam quase vinte páginas, mas escolhi esses dois parágrafos, pois achei suficientes para uma boa reflexão.
Uma ótima semana a todos.
Abraços da amiga Janete

Comentários