Augusto Cury


Olá meus queridos amigos
De repente, já estamos no mês de agosto; que rápido, não é mesmo?
Desejo que seja um ótimo mês para todos nós e que Deus nos abençoe.
Para começar bem o mês, vou deixar uns pensamentos para reflexão do médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Jorge Cury.
Não sei se vocês perceberam, mas tenho deixado em algumas postagens, alguns de seus pensamentos, mas hoje especialmente, falarei um pouco desse grande homem, enriquecendo assim o nosso “Cantinho da Literatura”.
Biografia de Augusto Jorge Cury
Dr. Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta e durante mais de vinte anos desenvolveu uma nova teoria psicológica sobre o funcionamento da mente, o processo de de construção de pensamentos e o processo de formação de pensadores. Sua teoria chama-se Inteligência Multifocal ou Psicologia Multifocal.
É autor de 24 livros, difundidos em mais de 50 países.

"Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!"
Alguns de seus pensamentos:
"Temos que reconhecer humildemente: desenvolvimento tecnológico não trouxe o desenvolvimento psíquico esperado. Algumas coisas melhoraram, outras pioraram." Transtornos emocionais, solidão, crise de diálogo. Obs.: Obs.: Do Livro: A sabedoria nossa de cada dia : Os segredos do Pai- osso(2) pag. 26
"Surpreender os filhos é dizer coisas que eles não esperam, e agir de modo diferente diante dos seus erros, superar as suas expectativas."
"Educar não é repetir palavras, é criar idéias, é encantar."
"Tudo que tem um preço é barato. Só aquilo que o dinheiro não compra é realmente caro, e quem não adquiri-lo será sempre um miserável, ainda que seja milionário." Obs.: Augusto Cury, O vendedor de sonhos.
"Nós somos um número de cartão de crédito, uma conta bancária, mas seres humanos únicos. Apesar dos nossos defeitos, somos estrelas vivas no teatro da existência." Obs.: A. Cury, em Você é insubstituível
"Há homens que querem ser políticos, há políticos que querem ser reis, há reis que querem ser deuses, e Deus deixou a Sua glória e veio a Ser Homem." Obs.: Em seu livro Mestre dos Mestres
Mais frases de Augusto Cury:

Se um dia fecharem-lhe as portas da vida, pule a janela.
O Silencio é a oração dos sábios.
Quem é um manual de regras está apto a lidar com máquinas e não com pessoas.
Não é possível destruir o passado para reconstruir o presente, mas é possível reconstruir o presente para reescrever o passado.
Aplausos passam, troféus empoeiram-se, ganhadores, esquecidos. As pessoas que mais significam, são as que encantam. Não são as que movem multidões, são as que marcam do jeito que são.
Muitos filhos só entenderão que deveriam ter conhecido e amado mais seus pais no dia em que ele fecharem os olhos para sempre.
A vida é um grande e completo texto, que precisa de muitas vírgulas para ser escrito, ainda que essas vírgulas assumam em alguns momentos formatos de lágrimas.
Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.
Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.
As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes.
Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável. Quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.
O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.
O destino é uma questão de escolha.
A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência.
Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras
Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.
A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se angustiar e se fragilizar, mas em usar seu sofrimento como alicerce de sua maturidade.

Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida.
Sem sonhos, a vida é uma manhã sem orvalhos, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventura, uma existência sem sentido.
Os sonhos não determinam o lugar em que você vai estar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar em que está.

Até breve, com mais um gênio da nossa literatura.
Abraços da amiga Janete.


Comentários