quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vinagre branco

Boa noite, meus queridos amigos e leitores
Vou passar mais dicas de limpeza econômica para vocês, dessa vez falando exclusivamente do poderoso vinagre branco.
Matéria publicada em 05/01/2011
Vinagre branco é um aliado econômico na limpeza da casa
Impressionante como o vinagre branco é versátil: além de ótimo na cozinha, ajuda você a limpar o seu lar sem gastar com produtos - ou prejudicar o meio ambiente!


O vinagre também faz maravilhas pelo seu fogão e forno
Foto: Getty Images
Quem disse que você precisa gastar horrores para deixar a casa brilhando? Uma solução muito barata está mais perto do que você imagina: o vinagre branco de álcool - aquele mesmo que usamos na culinária, sem corantes ou aromatizantes - é capaz de tirar a gordura, desinfetar, acabar com odores e até dar brilho! Tudo isso por ser rico em ácido acético, uma poderosa substância presente em grande parte dos produtos de limpeza. A seguir, confira cinco maneiras de usar o vinagre. Ele, ainda por cima, não prejudica o meio ambiente, já que não tem elementos tóxicos. Mãos à obra para manter o dinheiro no bolso!
Líquido milagroso

Veja como usar o vinagre para sua casa ficar um brinco!


 

Respire aliviada
Cachorros e gatos são uma delícia - e o cheiro da urina e das fezes deles não vão mais atrapalhar! Após tirar os excrementos dos bichinhos, ponha num balde duas partes de água e uma de vinagre. Molhe um pano na mistura e passe-o no local. Pronto!


Xô, manchas
Tem uma peça de roupa manchada? Misture quantidades iguais de água e de vinagre em um borrifador e, antes de lavar, espirre a solução sobre a região afetada. Então, coloque a roupa na máquina, espere ela encher e adicione uma xícara (chá) de vinagre à água. Depois, é só lavar normalmente.


Panelas novas

Não há nada mais chato do que limpar a comida que fica grudada na panela quando a esquecemos no fogo... Por isso, este truque é tão legal: coloque no utensílio água suficiente para cobrir a sujeira e quatro colheres (sopa) de vinagre. Leve ao fogo, deixe ferver e, quando esfriar, lave de novo. Serve para alumínio, inox ou tefal.


Para brilhar

O vinagre também faz maravilhas pelo seu fogão e forno. Deixe um pouco do produto sobre a gordura por 15 minutos e, após o período, ataque com sabão neutro e uma esponja. O esfrega-esfrega ficará bem menos penoso e o resultado, simplesmente brilhante!
Outras soluções geniais e baratas

. Mais dia, menos dia, as roupas brancas acabam ficando amareladas. Mas você resolve isso em pouco tempo: basta colocá-las de molho num balde de água com pedaços de limão. Simples, não?
. Para que suas janelas e esquadrias fiquem brilhantes, limpe-as com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida, passe uma flanela ou outro pano de de tecido fofo.
. Todo mundo gosta que a casa fique com um cheirinho bom. Para isso, dentro de um borrifador, coloque água e um punhado de cravos-da-índia. Deixe descansar por alguns dias e, então, borrife pelos ambientes.

 
Essas foram mais dicas que achei interessantes, mas espero que tirem proveito dessas utilidades que vão ajudar na limpeza e na economia doméstica e sem prejudicar a saúde com químicas pesadas utilizadas nos produtos de limpeza.
Eu aproveito algumas dicas e confesso que fico muito satisfeita com os resultados.



O vinagre é um ótimo tempero para saladas, carnes, pode ser usado para deixar um bolo mais fofinho e outros segredinhos de cozinha.
Mas as utilidades do vinagre não param por aí. Na hora da faxina, ele pode ser um aliado poderoso. O líquido tem ação antibacteriana, serve ainda como um poderoso desinfetante e neutralizante de odores.
Diferente dos produtos de limpeza encontrados no mercado, o vinagre é livre de substâncias tóxicas e tem um custo bem menor. Aliás, muitos dos limpadores comuns contêm substâncias perigosas e que nem sempre são tão eficazes quanto o vinagre.
Reunimos algumas dicas de como fazer a limpeza da casa com vinagre, confira.

Vidros

Use um pano macio para retirar o pó do vidro. Misture três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna. Umedeça um pano macio na mistura e torça muito bem antes de passar no vidro. Seque com outro pano e para finalizar, utilize jornal amassado.

Espelhos

Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco.

Azulejos

O vinagre remove o mofo do rejunte dos azulejos. É só aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha, deixar agir por duas horas e lavar a superfície com água e sabão.

Tela de TV e computador

Para limpar telas de TV e computador, coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar na tela.

Paredes

Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça.

Armários

Para acabar com o odor de mofo nos armários, retire os objetos e roupas e deixe dentro do móvel por uma noite um recipiente com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido no líquido.

Tapetes

Acabe com as manchas em tapetes usando água morna com vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva.

Copos e taças

Para deixar copos e taças de vidro brilhando, lave bem com sabão ou detergente neutro e enxague com bastante água. Depois, deixe de molho numa bacia com água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco.

Fogão

Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida deixando um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha.


Para refletir:
Disse Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me.
Mt 19:21

Abraços da amiga Janete
Que mofo?

É simples limpar os rejuntes que acumulam mofo: você só precisa de uma escova de dentes velha embebida em uma boa quantidade de vinagre. Esfregue-a nos azulejos, deixe agir por duas horas e, depois, lave com água e sabão. Quer mais? Para livrar-se do cheiro de mofo no armário, esvazie o móvel e coloque dentro dele, durante a noite, uma bacia com vinagre puro. No dia seguinte, passe um pano com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.

...Notícias...