Bolo de Palito


Hoje é um dia muito especial para mim, o mais importante, pois afinal, é o meu aniversário e com a graça de Deus, completei mais um ano de vida e com isso, iniciando mais uma etapa com a oportunidade de seguir com esse projeto de passar para vocês um pouco da minha experiência, oferecendo a todos, com muito carinho, as postagens nesse nosso cantinho da amizade.
Não fiz festa, mas para não “passar em branco”, eu e a minha amiga Neusa, decidimos fazer uma receita “inédita” de um bolo muito interessante, em forma de picolé e por isso o nome de “Bolo de Palito” e foi uma surpresa, quando alguns amigos apareceram em minha casa e aprovaram essa delícia que realmente parece um picolé de bolo.
Eu não poderia deixar de oferecer a todos essa receita do “bolo do meu aniversário”.








INGREDIENTES:
03 ovos
02 xícaras de açúcar
03 colheres de margarina
03 xícaras de farinha de trigo
01 colher de fermento em pó (pó royal)
01 xícara de cacau
1/2 xícara de leite
Palitos de picolé
Chocolate derretido para banhar o bolo

BRIGADEIRO:
02 latas de leite condensado
03 colheres de nescau ou toddy
03 colheres de cacau
MODO DE FAZER:
PARA O BOLO:
Bater as claras em neve e reservar
Na batedeira, bater o açúcar com a margarina e as gemas até formar um creme.
Desligue a batedeira e acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o leite, até que a massa fique bem homogênea; em seguida acrescente o cacau, dissolvido com um pouco de água quente e por último, envolva a massa com as claras em neve que estão reservadas.
Unte um tabuleiro retangular, forre com papel manteiga, polvilhe com trigo e espalhe a massa do bolo.
Leve ao forno pré-aquecido e asse por 20 minutos ou até que o bolo fique assado.
Retire do forno, deixe esfriar e corte ao meio, no sentido horizontal; recheie com brigadeiro e leve à geladeira por duas horas.
Retirar da geladeira e cortar em pedaços de mais ou menos três dedos, inserir o palito de picolé e banhar com o chocolate derretido.
Colocar em tabuleiros forrados com papel manteiga e levar à geladeira por alguns minutos e quando o chocolate estiver sequinho, é só acertar com uma faca, para dar o acabamento e servir.
PARA O BRIGADEIRO:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo sempre até que fique com a consistência desejada.

PARA O CHOCOLATE:
Levar ao fogo uma panela maior com água e uma panela menor com o chocolate para derreter em banho Maria e banhar os "picolés de bolo", levando para descansar em um tabuleiro forrado com papel manteiga.
DICAS:
  • Se preferir, pode usar a farinha de trigo com fermento  e nesse caso, não será necessário o pó royal.
  • Se não tiver cacau, pode usar nescau ou toddy na massa do bolo.
  • O cacau também pode ser substituído por achocolatado em pó para fazer o brigadeiro.
  • O chocolate pode ser em gotas ou em barras e de preferência meio amargo.
 Espero que tenham gostado dessa receita e aproveito para agradecer a minha mãe, meus irmãos e aos meus amigos que lembraram do meu aniversário, desejando a todos muita saúde e paz. Que Jesus os abençoe e fortaleça a nossa amizade.
Um beijo no coração de cada um de vocês, com todo o meu carinho.
Janete



Comentários