Rosa de Jericó - Esther Lessa


Olá, meus queridos amigos.
Como vocês já sabem, às quintas-feiras temos um encontro marcado no nosso "Cantinho da Literatura, que desde 2014, já soma mais de 200 postagens de homenagens aos nossos queridos escritores brasileiros, sendo que preparei uma pequena seleção, numa temporada especial voltada para alguns dos escritores capixabas, que se encerrou na semana passada, com o escritor Saulo Ribeiro.
Nessa temporada, iniciei com uma querida escritora que conheci nessa ocasião, e, nada mais justo, que encerrar o ano com uma linda poesia de Esther Lessa.
Quero dizer que foi uma grande satisfação oferecer esse espaço que nos levou a conhecer escritores de todas as épocas; conhecidos ou não, mas que nos despertou a curiosidade e vontade de pesquisar mais sobre a literatura brasileira, afinal, por meio das riquezas de biografias, textos, poesias e crônicas, com formas únicas de expressar os sentimentos de cada poeta, é que nos permite sonhar, divagar, viajar no tempo, nas doces lembranças, e refletir sobre a importância de viver e reviver momentos de nossas vidas, nos espelhando nesses nobres escritores.
À partir do próximo ano, teremos mais poesias, textos, e crônicas dos escritores que tive a honra de homenagear aqui, no nosso "Blog da Amizade".
Enquanto isso, espero que curtam e que deem uma espiadinha de vez em quando, no nosso "Cantinho da Literatura".
 
Soneto do Livro Emergindo o Imerso, da escritora capixaba Esther Lessa.

Rosa de Jericó
 
Era ali onde o vento sussurrava
Como a me consolar de ocultos ais
Em que se agitavam tormentos tais...
E o pranto diluente a dor não lavava.
 
No interior a esperança não vibrava
Cinzas eram os possíveis ideais
Que de vez se apagaram e para os quais
Nem pálida lembrança se esboçava.
 
Mas em meio aos escombros resvalando
Surge tênue e pequena flor se abrindo
Pelos sussurros do vento pulsando.
 
De repente, é como se um anjo lindo
Ao me encontrar no caminho chorando
Me desse a mão pra me deixar sorrindo.
Esther Lessa
 
*A rosa de Jericó é planta do deserto. Considerada planta da ressurreição porque não morre completamente conforme informação no Google.
 
Para quem não teve a oportunidade de acompanhar desde o início, abra o link do "Cantinho da Literatura", ao lado direito da página.
Estarei de férias por alguns dias, mas se Deus quiser, voltarei no próximo ano com mais novidades para vocês no janetenaweb.blogspot.com
BOAS FESTAS! BOAS FÉRIAS!
Abraços da amiga Janete
 
 
 
 

Comentários