Evangelho: Lc 1,26-38

Olá, meus queridos amigos.
Chegou a última segunda-feira do ano, encerrando assim as nossas mensagens reflexivas para começarmos bem a semana, como tem sido durante esses anos que tive o privilégio de levar até vocês, palavras, textos bíblicos com devidos comentários, e outros mais, com a intenção de pensarmos sobre a realidade do mundo e de nós mesmos.
Hoje, por coincidência, estamos iniciando mais uma semana, num dia muito especial; um dia de festividade, confraternização com as famílias, e um dia de oração. É Natal! que dia lindo para dar início a essa semana, que antecede a última semana do ano. Só temos mesmo que refletir sobre o ano que passou, sobre todas as reflexões que ao longo desse tempo escolhi com carinho para vocês, e, acima de tudo, agradecer pela oportunidade que tivemos de estarmos juntos, agradecendo sempre pela vida, que é o verdadeiro sentido desse dia: CELEBRAÇÃO DA VIDA! A VIDA que ganhamos com o nascimento de JESUS; a vida que Ele nos propõe, compreendendo e acolhendo as nossas imperfeições e rebeldias, diante de tanta resistência em aceitar o simples, diante do orgulho que se faz presente no coração do homem e diante de tanta humilhação, quando é confundida com humildade...
Por tudo isso e por muito mais, que temos a obrigação de refletir nesse momento, é que estou encerrando com esse resumo do Evangelho segundo São Lucas, seguido de dois comentários do livro "Viver a Palavra".
Desejo a todos um Feliz Natal, e que o Menino Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, esteja presente em cada um de nós, em todas as famílias, que conseguiu, com a graça, misericórdia e livramentos do Senhor, nos permitindo estar hoje, nessa grande festa; nessa comemoração do aniversário de Jesus e acima de tudo, nessa celebração, brindando à vida.
 
"Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus". [...] Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. [...] Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se de junto dela."
 
"O mundo inteiro canta a felicidade desta noite santa! O Verbo se fez carne e habitou entre nós! A encarnação do Filho de Deus é um dos maiores eventos da fé cristã. Deus quis ser a criatura que ele mesmo modelou com todo amor e perfeição. Nosso Deus quis ser um de nós, exceto no pecado. Nasceu pobre, numa família pobre, num lugar pobre. É esvaziamento daquele que assumiu a condição de servo. Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade! O sim da Virgem Maria nos trouxe o autor da vida. Que este Natal seja uma oportunidade de fazer do nosso coração um lindo lugar onde o Menino Jesus possa repousar nesta noite venturosa!
Feliz Natal!"
 
"O Natal é a festa mais simples do mundo. O nascimento do Filho de Deus acontece sem ostentação. Um nascimento pobre, numa cidade periférica, num ambiente singelo, numa família simples. Foi ali, na cidade do pão (Belém), que o pão descido do céu veio habitar entre nós! Um acontecimento social indicava uma atitude de muitos corações na vida daquela criança: não havia lugar naquela hospedaria. Depois, não havia lugar nos corações para acolhê-lo. Mas os pobres pastores daquela redondeza foram adorar, por primeiro, o Deus encarnado. Jesus veio para os pequeninos e para os pobres (na matéria e no espírito). É Natal, vamos acolher o Menino Deus em silêncio e oração."
Proposta do dia: Se possível, passar o dia com a família.

FELIZ NAATAL!
Abraços da amiga Janete.
Boas Festas!
 

Comentários