Suely Bispo

Olá meus queridos amigos.
Hoje é a vez da querida e simpática escritora e atriz, que é considerada capixaba de coração, pois mora há mais de 30 anos em Vitória e merece todo prestígio pelo seu talento e cidadania. Com muito orgulho e alegria, ofereço essa singela homenagem à Suely Bispo. 
Suely Bispo é atriz, historiadora e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. Exerce a profissão de atriz desde 1994. É atriz do Teatro Experimental Capixaba e do Centro de Cultura Guaananira, além de trabalhos solos independentes. Atua ainda no cinema, com participações em curtas e documentários produzidos no Espírito Santo.
Seja na História, nas Artes Cênicas ou na Literatura seus trabalhos geralmente se relacionam com a valorização da cultura negra, cidadania e ecologia.
Costuma aliar História, Teatro, Dança e Poesia. Em março de 2009, publicou primeiro livro de poemas "Desnudalmas". É uma das locutoras do documentário "Reis Quitumbis" (1ª voz).


"Não choro de tristeza
Somente essa vontade
De desaguar em ti
Mais um poema". (Choro, Suely Bispo).
 
"Palavra é água
Pode também ser fogo"
(Palavras e Poetas, Suely Bispo)

O trecho acima pode sintetizar o novo livro da atriz e poetisa Suely Bispo. O poema fala sobre ser poetisa e carregar a palavra mesma quando ela é solidão.
Ele está presente na nova obra da artista, "Lágrima Fora do Lugar", lançada oficialmente, com evento no "Centro de Vitória", na famosa Rua Sete de Setembro, onde Suely Bispo recebeu amigos, admiradores e comemorou a chegada de mais uma marca no campo literário.

Muito se falou de Suely Bispo, quando a atriz levou um pouco do Espírito Santo para a novela "Velho Chico", da Rede Globo, com a personagem "Doninha".
Bem antes disso, Suely já se movimentava por entre as artes - literatura e artes cênicas -, ao se formar mestre em Estudos Literários e, desde a graduação em História, se envolver com o teatro. Em 2009 ela lançou o primeiro livro de poemas "Desnudalmas", uma obra que precede e é linha de direção para seu novo livro, o "Lágrima Fora do Lugar".
O amor, a relação com o outro, a solidão e muita água constroem o que é "Lágrima Fora do Lugar". Jorge Nascimento, convidado que assina o prefácio do livro, acrescenta ainda um outro ponto presente na obra, as raízes com a ancestralidade: "se a poesia pode ter uma finalidade, é ser meio de religação entre os entes, os seres e as coisas desse e dos outros mundos possíveis" - religação perceptível não só nesse livro, mas na obra de Suely enquanto artista, que de alguma forma está sempre a evidenciar sua identidade étnica de mulher negra.
A palavra crua e simples é o que caracteriza os escritos da poetisa. Tudo está posto ali para ser absorvido de uma vez só, rapidamente, num livro curto de 70 páginas, que convida o público a navegar por poemas curtos que, como frisado, são marcados pela água. Água essa que está presente em forma de lágrimas, mas nem sempre sofridas. As lágrimas de Suely Bispo neste livro são de saudades, nostalgia, pelas marcas do tempo e pelo amor.

A capixaba da Bahia

Com todo o merecido sucesso interpretando "Doninha" na segunda fase da novela "Velho Chico", Suely Bispo mora em Vitória - capital do Espírito Santo - há 30 anos. Lá, sem maiores pretensões se tornou atriz [uma das mais consagradas]. Ela revelou que ficou por demais comovida em receber o convite para fazer parte do elenco da trama das 21h na Rede Globo. Principalmente por estar de volta em contato direto com suas raízes. E o sotaque naturalmente regional não nega que ela é de fato uma verdadeira baiana da gema, veio! Bota baiana nisso!!!

Assim como todas as mulheres Suely Bispo não é apenas uma, mas muitas. Atriz, dançarina, pesquisadora e poeta, ela se dedica de corpo e alma a tudo que faz. O seu talento como escritora pode ser conferido no seu livro de estreia "Desnudalmas" (2008), que com versos singelos expõe e enaltece suas raízes africanas.

Desnudalmas, esse nome já causa um estranhamento, uma curiosidade, você pode falar um pouco sobre esse título?

"Desnudalma (no singular mesmo) é o nome de um dos poemas do livro. Quando resolvi publicar e criei essa concepção tripartida (erotismo, religiosidade e arte), Desnudalmas me veio como o nome do livro no plural. Esse nome também é um convite ao leitor para adentrar o meu universo poético, que vem desde a capa do livro, com o desenho da Mara Perpétua, de uma janela aberta, que no livro está com fundo vazado".
(Esse foi um trecho de uma entrevista feita à Suely Bispo.)
 
Como eu gostaria de falar mais sobre essa fantástica escritora, poetisa, artista, enfim, sobre essa simpática e encantadora Suely Bispo, mas como sempre, foi apenas uma introdução à curiosidade que tenho certeza, vai despertar em cada leitor do nosso Cantinho da Literatura, a pesquisar e saber mais sobre essa querida escritora capixaba.
Até a próxima semana com mais novidades para vocês.
Abraços da amiga Janete





Comentários