Homenagem aos escritores capixabas em escadaria


Olá, meus queridos amigos.
Na semana passada, com o início da nova temporada do "Cantinho da Literatura", prometi postar a matéria sobre a linda homenagem feita aos escritores capixabas no dia nacional do escritor brasileiro; e para quem ainda não acessou a página, estou iniciando essa nova fase, em homenagem aos escritores do Espírito Santo, que a partir da próxima semana, teremos o privilégio de saber e conhecer um pouco mais alguns desses queridos poetas, pensadores e sonhadores escritores, com suas lindas histórias contadas, criadas e compartilhadas com os amantes da leitura.
Espero que curtam essa nova "era" do nosso querido "Cantinho da Literatura", lembrando que temos um encontro marcado às quintas-feiras, sempre com uma novidade para vocês.
Abraços da amiga Janete.

Escritores capixabas são homenageados em escadaria de Vitória

 

Publicado em 24/07/2017 às 20h52




  Raimundo na escadaria que ele pintou em homenagem a escritores capixabas

Rafael Monteiro de Barros

Cada degrau da Escadaria da Gentileza, no Morro dos Alagoanos, em Vitória, conta uma história. Nesta terça-feira (25), Dia Nacional do Escritor, o ilustre morador do bairro conhecido como Raimundo “Gentileza” vai inaugurar uma homenagem a autores capixabas, que terão seus nomes gravados nos degraus onde serão depositados livros que qualquer um vai poder pegar.

Além de prestar a homenagem aos escritores do Espírito Santo, Raimundo também procura dar oportunidade para que a comunidade conheça mais a literatura capixaba e provocar entre os moradores o hábito de ler.

“Nesse sobe e desce, eles vão se familiarizar com esses nomes de escritores. Quem sabe, amanhã, quem passar por aqui não pode tornar-se um leitor? Vou além: quem sabe daqui não saia um escritor ou escritora?”,  indagou.

O escritor e historiador Fernando Achiamé será um dos homenageados na Escadaria da Gentileza. Para ele, é uma honra ter o nome marcado nos degraus. Achiamé também considera que esse trabalho eleva a autoestima da comunidade do Morro dos Alagoanos.

“É uma área de exclusão social da cidade. Iniciativas como essa fazem com que ela se integre à cidade e a cidade a ela. Ao homenagear os escritores, ele também, fundamentalmente, está homenageando a comunidade, ligando o nome dos escritores ao cotidiano do Morro dos Alagoanos”, comentou.

Valsema Rodrigues é mais uma autora que terá o nome marcado nos degraus da escadaria. Ela já garantiu que vai doar livros para serem disponibilizados para os moradores. A ideia de oferecer obras gratuitamente é maravilhosa, segundo Valsema, que lembra o fato de muitas pessoas não terem condições de comprar livros.

Para retribuir a homenagem, a escritora escreveu versos de agradecimento:

“Neste dia do escritor,

Vejo livros na escadaria

Que belo gesto de amor

Eis o morro da poesia”.

  25 DE JULHO, DIA NACIONAL DO ESCRITOR

“Livro, a melhor arma contra a violência”. Essa frase foi proferida, nesta manhã, pelo líder comunitário e agitador cultural Raimundo de Oliveira, durante a inauguração da Escadaria da Gentileza, no Morro dos Alagoanos, em Vitória (ES). Em cada degrau o nome de um escritor que faz parte da história da literatura capixaba. Trata-se de uma criativa e delicada em homenagem aos operários da palavra e criadores de sonhos.

A iniciativa tem como objetivo, despertar os passantes para a leitura.  Os moradores, que utilizam a escadaria diariamente, vão se familiarizar com os representantes da literatura produzida no Estado e, possivelmente, se interessar em conhecer obras de alguns deles. Escritores presentes no momento da inauguração nesta manhã do dia do escritor, levaram livros para que fossem distribuídos à comunidade local.

Nesta data significativa para nossa cultura, nosso Portal acontecendo online cumprimenta e parabeniza a todos os escritores do Vale do Aço e do Brasil.

Comentários