Esther Lessa


Olá, meus queridos amigos e leitores do “Cantinho da Literatura”.
Depois da “Introdução” à essa nova temporada, e da matéria em homenagem aos escritores capixabas, nas duas últimas semanas, chegou o momento de começar com as homenagens a alguns dos escritores capixabas, conforme eu havia prometido.
Estou sentindo-me muito feliz e privilegiada em começar essas homenagens, com uma incrível descoberta que fiz há uns dias, quando por acaso do destino, tive a honra de conhecer uma estrela da literatura capixaba; dentro de um salão, fazendo as minhas unhas, vi uma senhora entrando para cuidar do seu cabelo, e quando ela entregou um livro à cabelereira para entregar à sua filha; de repente, a senhora começou contando umas historinhas lindas, e, prestando atenção no que ela falava e contava, me bateu uma grande curiosidade, quando perguntei se era de sua autoria e ela confirmou, dizendo que é escritora, e com muito carinho, entregou-me um de seus livros infantis: “Poemetos e Historietas”
 
Fiquei muito encantada com o que presenciei e decidi fazer uma justa homenagem a essa querida e honrada escritora Esther Lessa.
Hoje, fiquei emocionada ao receber mais um de seus exemplares, “Emergindo o Imerso”, com uma carinhosa dedicatória.

Quero agradecer e parabenizá-la pelo seu trabalho, pelas lindas obras e apresenta-la, por meio do nosso “Blog da amizade”, a todos os amantes da leitura e aos leitores desse humilde espaço que tem único e exclusivo objetivo: despertar o interesse de pesquisas mais profundas sobre esses maravilhosos sonhadores, contadores de histórias; pensadores que nos fazem pensar, refletir e sonhar; idealizadores que se completam através de seus textos e poesias... E, claro, apresentar algumas de suas obras, como dicas de uma boa leitura.

Com um resumo de sua biografia, e com um lindo soneto – “Condição Humana” – do livro “Emergindo o Imerso”, dedico essa primeira homenagem a você, Esther Lessa, mulher guerreira e de grande superação em toda sua trajetória de vida.
Parabéns! Você é uma vitoriosa!

Biografia   literária

Esther Lessa, cujo verdadeiro nome é Esther de Oliveira Castro Lessa, nasceu em S. Mateus, Espírito Santo. É graduada em Direito e em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui diploma superior de Estudos Franceses da Universidade de Nancy (França), pela Aliança Francesa de Vitória (ES)._ Tem publicado três livros infantis (2006 , 2013 e 2017), assim como, “Breves Histórias Que a Vida Contou” (2007) e “Anseios de Liberdade” (2008) e “Cânticos de Amor”(poemas)(2014)_ Teve dedicada a ela 57ª edição da Coletânea Poética “Palavra é Arte” do editor Sr. Gilberto Martins, da qual participou com sete poemas.

   É figura no primeiro volume da Antologia “Incertezas e suas Fragilidades “ da Scortecci Editora, com dois contos.  E no primeiro volume da Antologia “ Cumplicidade de Movimentos” da Scortecci Editora, com cinco poemas. Em 2015, publicou “ Emergindo o Imerso”, livro de Sonetos e Rondéis.

Como uma apaixonada pela palavra, Esther Lessa procura colocá-la no seu devido lugar, para expressar as verdades em que crê.
 
 "Há uma lira em meu coração"
Esther Lessa

Condição Humana

 
Que quereis me dizer, oh, frio Vento,

E vós, estrelas, que brilhais tão alto!?

Sois forças naturais que eu tanto exalto!

Esse não é também, Mar, vosso intento?

 
Que ireis falar, Noite, saber eu tento...

Dia, por que estais inquieto? Ressalto:

De que notícia... vos fazeis arauto?

Aliviai-me... por um breve momento!

  

Sim. Se vindes pra que eu conheça a agrura

Que em mim já é tamanha, co’as minhas dores...

Peço-vos: deixai-me... na desventura!

 
Se me quiserdes revelar... tremores...

Tempo na condição humana... loucura...

Concedei paz... poupai-me dos temores!
Esther Lessa
Até a próxima semana, com mais uma homenagem aos escritores capixabas.
Abraços da amiga Janete
 
Conheçam algumas obras de Esther Lessa

Esther Lessa

Prosa Poética07/10/17 


Esther Lessa

Rondel06/10/17 


Esther Lessa

Prosa Poética06/10/17 


Esther Lessa

Sonetos03/10/17 


Esther Lessa

Contos > Fantasia01/10/17 


Esther Lessa

Sonetos30/09/17 


Esther Lessa

Homenagens29/09/17 


Esther Lessa

Prosa Poética28/09/17 
 

Esther Lessa

Sonetos19/09/17 


Esther Lessa

Sonetos18/09/17 


Esther Lessa

Sonetos16/09/17 


Esther Lessa

Sonetos15/09/17 


Esther Lessa

Prosa Poética14/09/17 


Esther Lessa

Sonetos13/09/17 


Esther Lessa

Prosa Poética12/09/17 


Esther Lessa

Poesias > Amor12/09/17 

 

Comentários

  1. Mais que maravilhoso toda esta associação, idealizada por você Janete, homenageando os poetas capixabas em especial, Esther Lessa, parabéns a todos pelo dia do poeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mauricio Oliveira.
      É uma grande satisfação homenagear os gênios da Literatura Brasileira, e essa nova temporada do Cantinho da Literatura, está sendo dedicada especialmente aos escritores capixabas; quanto a Esther Lessa, sinto-me privilegiada por ter conhecido essa grande mulher e o mérito com certeza, é voltado para essa querida escritora.

      Excluir
  2. Querida Janete! Vi tudo ! Achei emocionante! Como você sabe fazer! Obrigadíssima!
    Sua generosidade me dá bem a medida da pessoa linda que você é! Agradeço a homenagem e a sugestão para os seus inteligentes leitores , de meus escritos.Ficou muito bom! Coisa de quem sabe o que faz! Tudo o que escrevo, vem De Deus, E minha fé me ajuda a superar as dificuldades. Não largo A Mão De Jesus. Todos os dias eu O abraço.Como já lhe disse, eu creio firmemente que encontrar( e pra mim, encontrar é mudar algo em nossa vida com esse encontro), pois bem, encontrar você, não foi obra de acaso nenhum. Estava escrito em alguma parte que assim deveria ser. E aqui estou eu a usufruir de sua encantadora amizade e consequente alegria. Obrigadíssima!Deus a Abençoe! Que seu trabalho continue a espalhar essas "aragens poéticas"( esse é o nome do meu próximo livro, se Deus Quiser!) para encantamento dos que a lerem e a procurarem e a frequentarem!! Beijos de carinho e gratidão! ESTHER LESSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Esther,
      Desse jeito você me emociona. Saiba que foi uma honra poder homenagear uma pessoa merecedora de reconhecimento; apesar de conhece-la de pouco tempo, tenho plena certeza de ter reconhecido uma pessoa especial, e que à primeira vista, percebi esse tesouro de ser humano que você é; mesmo na simplicidade que se apresenta e na transparência do seu olhar.
      Obrigada pelo carinho e por considerar-me sua nova amiga. Que felicidade!
      Que Deus a abençoe

      Excluir
    2. Querida Janete! Confirmo tudo o que disse. Foi uma bênção encontrá-la enquanto caminhávamos no nosso cotidiano. Que Deus Continue A nos Abençoar! Passei um e mail.
      Beijo de minha sempre gratidão! ESTHER LESSA

      Excluir

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.