Vivendo o perdão.

Olá meus queridos amigos,
Vamos começar essa semana, refletindo sobre o Evangelho desse domingo, que falou sobre o perdão, a Ira e o egoísmo, que de uma certa forma estão ligados numa confusão de sentimentos, em busca da cura; em busca do amor e da fé.
O resumo das leituras e do Evangelho com o comentário do "Viver a Palavra", dão uma visão mais ampla e um entendimento melhor sobre a necessidade e a importância de perdoar e ser perdoado.
 
Primeira leitura: Eclo 27,33-28,9
"Ira e furor são duas coisas execráveis: até o pecador procura dominá-los. Quem quer vingar-se encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. Perdoa ao próximo que te prejudicou: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. Um ser humano guarda raiva contra outro: como poderá pedir a Deus a cura? Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? Se ele, que é um  mortal, guarda rancor, como é que pede perdão a Deus? [...] Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; pensa na destruição e na morte e persevera nos mandamentos. Pensa nos mandamentos e não guardes rancor do teu próximo. Pensa na aliança do Altíssimo [...]."
 
Segunda leitura: Rm 14,7-9
"Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos, e se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos."
 
Evangelho Mt 18, 21-35
"Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. [...] O Reino dos Céus, é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. [...]
O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. [...]"
 
Comentando a Palavra:
"O ódio destrói qualquer coração. Ele vai matando, aos poucos, aquele que o guarda dentro de si. A primeira leitura relaciona o ódio com a doença. Quem odeia está com a alma adoecida, diz a palavra. Se uma pessoa guarda raiva, ódio, rancor, ira dentro de si, contra o outro, como pode pedir a Deus a cura? Isso é grave demais! Por isso, Jesus exorta a perdoar sempre, sem limites. Para o cristão, perdoar não é uma lei, mas uma gratidão. Deus nos amou e nos perdoou sem mérito algum de nossa parte Então, devemos fazer o mesmo com os nossos irmãos. Quem não ama, envenena-se.
Ódio é veneno para a alma. Só o amor constrói relações saudáveis e duradouras."
 
Proposta do dia: "Perdoar as ofensas recebidas neste dia."
 
"O Senhor é misericordioso e compassivo" (Sl 103[102]
 
Vamos refletir?
Abraços da amiga Janete.

Comentários