Vigília Pascal

Olá, meus queridos amigos.
Continuando com as mensagens da Semana Santa e com os resumos do "Evangelho Comentado" para cada dia, chegou o momento da vigília, após o sepultamento de Jesus.
 
 
 


Evangelho: Mt 28, 1-10.
"Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. [...] Então o anjo falou às mulheres: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos:  'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis'. É o que tenho a vos dizer". [...] Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: "Alegrai-vos!" [...] "Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão".
 
"Alegrai-vos! Ressuscitou, como disse! Aleluia!". O domingo marca a nova criação e a restauração de todas as coisas em Cristo Jesus. Maria Madalena é a discípula do Ressuscitado e a primeira enviada para anunciar aos irmãos que o Cristo está vivo e que os encontraria na Galileia. No Sábado Santo ou de Aleluia, a principal celebração é a "Vigília Pascal". É a chamada "mãe de todas as santas vigílias", porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a bênção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação a páscoa; a liturgia da Palavra; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia eucarística.
 
PROPOSTA DO DIA:
Silêncio ao longo do dia (evitar som, conversas vãs, celular)
"Celebrai o Senhor, porque ele é bom (Sl 118[117]
FELIZ PÁSCOA!
Abraços da amiga Janete
 
 

Comentários