Como desentupir pia com bicarbonato de sódio.

Olá, pessoal.
Vou passar uma dica muito simples e eficiente.
Na semana passada, meu marido limpou a caixa de gordura da nossa casa, mas não sei o que aconteceu, que no outro dia, as pias da cozinha não liberavam uma gota de água; tudo parado. Com certeza, deve ter subido algum volume de gordura e parou no meio do cano, não sei. Ele tentou desentupir com arame, jogou água com uma mangueira, enfim, estava tenso. De repente, lembrei de pesquisar na internet, e encontrei a solução; e que solução, ufa, nem acreditei; foi simples demais!
Então decidi passar essa dica para vocês, principalmente quem mora em casa e precisa ficar atento nas manutenções.


Como desentupir canos com
bicarbonato de sódio

Você está aqui: engIobraObras em Casa → Como desentupir canos com bicarbonato de sódio
Ter os canos lá de casa entupidos é maçador quanto baste, felizmente pode recorrer a alguns soluções caseiras para resolver este tipo de problema. Neste artigo vou mostrar como desentupir canos com bicarbonato de sódio.
Caso não esteja a ver o que é bicarbonato de sódio, deixe-me explicar. O bicarbonato de sódio é um composto branco, sólido e cristalino que é utilizado das mais diversas formas. Possivelmente, até tem esta substância na sua cozinha. Não acredita?

Este composto, é por exemplo, utilizado na confeção de bolos, para fazer a massa crescer. Além disso também é utilizado para branquear dentes, tratar queimaduras na pele e picadas de insetos, combater fungos e manchas nas unhas e até para tornar os banhos quentes mais agradáveis. É utilizado ainda em alguns tipos de extintores de incêndio para produzir espuma.

Dificilmente conseguimos encontrar um composto tão versátil quanto o bicarbonato de sódio, que é utilizado em áreas tão díspares como a culinária, a estética e a segurança.

Mas o que realmente interessa neste artigo, é que também é possível desentupir canos com bicarbonato de sódio. Se pretende saber como desentupir canos recorrendo a uma solução biodegradável e não tóxico, esta é uma excelente solução.
As pessoas estão hoje mais conscientes relativamente à utilização de produtos tóxicos e sempre que possível procurar utilizar alternativas menos prejudiciais para a saúde.

A solução aqui apresentada mostra como desentupir a pia, utilizando bicarbonato de sódio e vinagre. Ambos os ingredientes são de fácil acesso e existem na maioria das casas, pelo que esta é uma forma barata de desentupir canos.

Como desentupir canos com bicarbonato de sódio e vinagre

Se não pretende recorrer aos produtos tóxicos de desentupimento existentes nas lojas e prefere recorrer ao bicarbonato e vinagre para desentupir os seus canos, siga estas indicações:
 
Coloque meio copo de vinagre e um copo de bicarbonato de sódio na pia onde está o cano entupido;
  • Utilize um pano velho para tapar o ralo e deixe ficar tapado durante cerca de 30 minutos;
  • Para terminar basta deixar correr água quente para ajudar a dissolver e para limpar a canalização dos vestígios da mistura utilizada.

Caso o cano não tenha ficado totalmente desentupido, pode voltar e repetir toda a operação. Durante este todo processo não estranhe se vir formar-se muita espuma. O bicarbonato de sódio provoca exatamente essa reação.

Devo acrescentar que está solução não é infalível, uma vez que a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre não consegue dissolver todos os tipos de materiais. Quando o problema é a gordura acumulada – algo muito recorrente em cozinhas – então sim, a utilização destes produtos é geralmente fiável.

Contudo, quando o problema é originado por cabelos, pelos de animais ou linhas de roupa, pode ser necessário procurar uma solução mais profissional do que o método “desentupir pia bicarbonato vinagre”.
E claro, quando o problema é realmente grave e implica um maior conhecimento, nada como contactar um profissional especializado no assunto, que melhor do que ninguém, sabe como desentupir canos.

Fiz questão de postar essa matéria completa, e dizer que realmente funcionou e, quanto ao meu marido, por ser impaciente, terminou o processo em 15 minutos, ou seja, não esperou os 30 minutos sugeridos, mas não é que funcionou?
De qualquer forma, é sempre bom seguir direitinho as instruções, para que não fique nenhuma dúvida.
Essa foi mais uma dica para o link "Utilidades e Dicas" de janetenaweb.
Abraços da amiga Janete

Comentários