Deficiências


Olá, meus queridos amigos
Para começar bem a semana, uma boa reflexão é a melhor receita. Não precisamos de muitos detalhes, e não necessitamos de questionamentos, tão pouco de justificativas para as “dificuldades” se não sabemos o que nos espera para a semana que está apenas começando.

Mas podemos, com boa vontade, dar o melhor para seguir com as nossas atividades, com humildade, esforço, sensatez e gratidão.

Essa é uma semana especial para revermos, com sinceridade, o que realmente estamos fazendo para melhorar a nossa deficiência. É a última semana das Paralimpíadas. Um exemplo de determinação, eficiência e competência. Até onde vai a capacidade de superação do ser humano? Até onde podemos nos desafiar?

Nosso querido escritor Mario Quintana definiu com muita sabedoria o que realmente é ser deficiente.

DEFICIÊNCIAS - Mario Quintana

 "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

 "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

Mario Quintana

Vocês já conviveram com pessoas portadoras de necessidades especiais? Já trabalharam com pessoas com limitações físicas e com uma incrível capacidade de raciocínio, senso de responsabilidade, organização e competência?

Eu tive o privilégio de fazer grandes amizades com essas pessoas normais e louváveis e que me ensinaram muito a viver melhor a partir dessa oportunidade. Oportunidade de rever as minhas deficiências.

Então meus amigos, vamos refletir?
Abraços da amiga Janete
Essa é uma singela homenagem de janetenaweb, parabenizando, com admiração, orgulho e muita gratidão aos espetaculares atletas de todas as delegações que participaram das Paralimpíadas 2016.

 
















  


























 

Comentários