Bolo de abacaxi

Olá meus queridos amigos.
Às vezes a receita é tão simples, comum e conhecida de todos, que acabo me distraindo e percebendo que ainda não consta no nosso "caderno de receitas", que é o nosso "Cantinho da Culinária"; afinal, o objetivo é esse: receitas simples, coisas simples, sem complicação e sem mistério.
Bolo de abacaxi? Quem não sabe fazer, mas um jeito especial de decorar o bolo e um toque especial para que fique mais saboroso e fofinho, é sempre bom.
Dessa forma, eu ainda não tinha feito, mas no aniversário de uma amiga do CCJC, Maria, nos ofereceu um bolo de abacaxi, e gostei tanto que estou também oferecendo a vocês.
Gostei tanto que já fiz três vezes em menos de duas semanas.
 



 
RECETA DO BOLO:
2 xícaras de açúcar
4 colheres de margarina
3 ovos
1/2 xícara de leite
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de maisena
1 colher rasa de fermento em pó
1 abacaxi grande cortado em cubinhos, sem o talo.
CALDA:
2 Xícaras de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de água
 
MODO DE FAZER:
CALDA:
Colocar o açúcar e a pitada de sal numa panela e em fogo baixo, deixe derreter, sem mexer com colher, apenas movimentando a panela de vez em quando para não queimar, até derreter todo o açúcar. Acrescente a água e deixe ficar na consistência desejada, também sem mexer com a colher, apenas segurando pelo cabo da panela para movimentar a calda. Dá certinho e fica uma calda muito boa.
Despeje numa forma redonda, movimentando a calda para que fique toda untada.
Cubra todo o fundo da forma, com os cubinhos de abacaxi e reserve.
BOLO:
Bater o açúcar com a margarina, até formar um creme; acrescentar os ovos e continuar batendo; acrescentar o leite e bater mais ainda. Ainda na batedeira, acrescente também a farinha de trigo e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte a maisena e o fermento em pó, misture com cuidado, até a massa ficar bem homogênea. Acrescente alguns cubinhos de abacaxi e misture bem.
Agora, é só colocar a massa na forma, espalhar com cuidado por cima dos cubinhos de abacaxi e levar ao forno pré-aquecido, por mais ou menos meia hora ou até que fazendo o teste com um palito ou a ponta de uma faca, o bolo esteja sequinho.
Tudo de bom!
Para desenformar, solte com cuidado as beiradinhas do bolo e desenforme.
Tenho certeza que vocês vão gostar.
Até a próxima receita.
Abraços da amiga Janete.
"O que escrevo é apenas parte do que sinto
a outra parte finjo que minto e acredito".
Lau Siqueira
 
 
 
 

Comentários

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.