MERCHE

Olá meus queridos amigos.
Vocês têm consultado o "Cantinho da Culinária? Vale a pena olhar as receitas, pois foram preparadas com muito carinho, para facilitar a inspiração na hora de escolher um cardápio. São receitas simples, e que são postadas no nosso blog da amizade depois de testadas e com grande variedade.
Como já falei algumas vezes, é o meu "Caderno de receitas".
No domingo, senti vontade de fazer Merche, e pensei que já constasse no blog; só que não, e fiquei surpresa, pois é um prato que gosto muito, então procurei no meu livro Delícias da Cozinha e estou postando para vocês.
Essa receita foi elaborada por Jane Amim Altoé, do livro Delícias da Cozinha, da Casa da Amizade de Cachoeiro de Itapemirim-ES (1990/1991)


 
 
 INGREDIENTES:

1 repolho cozido em água e sal
1/2 kg de carne de 1ª moída
1 xícara de arroz cru lavado e escorrido
2 a 3 tomates maduros picados
1 cebola grande batidinha ou cortada em cubinhos
Alho socado com sal a gosto
Alho inteiro
Folhas de hortelã
Caldo de 3 limões pequenos

MODO DE PREPARAR:

Lavar as folhas de repolho e levar ao fogo em uma panela com água e sal para dar uma fervura rápida. Pegue uma por uma e retirar um pouco da parte grossa com cuidado. Reservar. À parte, misturar a carne moída com o arroz cru, os tomates picadinhos e a cebola batida. Vá colocando nas folhas do repolho enrolando com cuidado. Numa panela, soque dentes de alho com sal e folhas de hortelã e vá colocando os merches e deixe cozinhar. Quando começar a ferver, jogue dentes de alho inteiros com folhas de hortelã. Prove para ver se está bom de sal. Faça um caldo com limão espremido e jogue por cima do merche quando estiver quase pronto.
Sirva quente com pão.
OBS.:

Ao preparar o recheio de carne moída, pode acrescentar um pouco de sal e umas folhinhas de hortelã picadinhas; acrescente também, se preferir, um pouquinho de louro em pó e/ou noz moscada.
Nessa receita, usei 12 folhas de repolho caso queiram fazer com mais ou menos folhas, aumente ou diminua um pouco a quantidade dos ingredientes.
Pode servir com pão árabe ou pão francês, mas esse foi feito para o almoço, servido com uma deliciosa salada e arroz bem quentinho. MUITO BOM!!!!
Matei um pouco a vontade de comer Merche.
Espero que tenham gostado e essa é mais uma das 163 receitas do "Cantinho da Culinária.
Abraços da amiga Janete

O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria, 
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem

Comentários