Elisa Lucinda

Olá, meus queridos amigos.
Voltei com as homenagens aos nossos queridos escritores brasileiros e hoje, especialmente, quero prestigiar uma escritora muito querida do Espírito Santo, e faço questão de homenagear essa grande mulher que tanto orgulha a sua terra natal.
Para quem a conhece, vai saber um pouco mais sobre a sua história nesse lindo resumo de sua biografia e para quem não a conhece, com certeza vai se encantar e viajar com seus poemas profundos, transparentes e verdadeiros.



Elisa Lucinda nasceu num domingo, 2 de fevereiro, em Vitória do Espírito Santo, onde se formou em jornalismo e chegou a exercer a profissão. Em 1986, mudou-se para o Rio de Janeiro disposta a seguir a carreira de atriz. Sempre atuando em teatro, cinema e televisão, publicou seu primeiro livro de poesia “O Semelhante”, em 1994. Este foi um passo para que a peça de mesmo nome, onde ela dizia seus versos e conversava com a plateia, permanecesse em cartaz durante seis anos, no Brasil e no exterior.

No mesmo formato, apresentou “Eu te amo Semelhante” e atualmente excursiona pelo país com mais um espetáculo solo, “Parem de falar mal da rotina”, sucesso de crítica e público no Fórum Internacional de Culturas, Barcelona, em 2004. Recentemente esteve representando o Brasil na XIV Feira do Livro de Cuba – 2005.

Popularizando a poesia com seu jeito coloquial de escrevê-la e dizê-la, sua presença cênica tanto no palco como na tela é impressionante.

Elisa Lucinda é considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira. “A menina transparente”, poema que marca sua estréia na literatura infantil, recebeu Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ.

Reconhecida pela sua literatura poética (“O semelhante”, “Eu Te Amo e Suas Estreias”, os infantis “A menina transparente”, “Lili a rainha das escolhas”, “O órfão famoso”, “O menino inesperado” e seus mais recentes livros “Cinquenta poemas escolhidos pelo autor”, “Contos de Vista” e seu mais novo livro “A Fúria da Beleza” ), além de seus espetáculos, recitais e workshops apresentados no Brasil e exterior; por seus trabalhos na área de recursos humanos junto à diversas empresas e instituições como Petrobrás, Banco Real, Fiocruz e por seus recentes trabalhos: na televisão, onde viveu a cantora Pérola em “Mullheres Apaixonadas” – novela de Manoel Carlos no horário nobre na Rede Globo, “Páginas da Vida” também de Manoel Carlos, ; no cinema, como protagonista ao lado da amiga e atriz Zezé Polessa, no filme “Alegres comadres” (lançado no Festival BR de Cinema 2003); Elisa ainda mantém a “Escola Lucinda de Poesia Viva” onde ensina interpretação teatral da poesia seguindo o lema: “Falando poesia sem ser chato”.

A notável Capixaba vem ao longo de sua carreira presenteando o público com seu jeito peculiar e natural de falar poesia sem representar o verso mas apresentando as emoções que as palavras podem proporcionar… Compartilhe com Elisa Lucinda de seus versos! Brindemos à vida!



"Durante todas as primaveras
um cardume de cinderelas
ainda insiste dentro dela."
Elisa Lucinda

"Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma cachoeira às avessas:
cada ato que faz, o corpo confessa.
Cuidado, moço
às vezes parece erva, parece hera
cuidado com essa gente que gera
essa gente que se metamorfoseia
metade legível, metade sereia."
Elisa Lucinda


"ME ASSUSTA E ACALMA
SER PORTADORA DE VÁRIAS ALMAS
DE UM SÓ SOM COMUM ECO
SER REVERBERANTE
ESPELHO, SEMELHANTE
SER A BOCA
SER A DONA DA PALAVRA SEM DONO
DE TANTO DONO QUE TEM."

Elisa Lucinda

 Nesse resumo de sua Biografia, deu para perceber a intensa artista que brota dos pensamentos, versos e prosas da grande escritora, que teremos a felicidade de compartilhar desse talento com alguns de seus poemas, também intensos e transparentes que Elisa Lucinda nos presenteia no nosso "Cantinho da Literatura" e a partir de agora, todas as homenagens à querida Capixaba estarão disponíveis nesse espaço, para que através de suas experiências poéticas, possamos conhece-la melhor.
Abraços da amiga Janete
 
 


Comentários