A menina selvagem - Henriqueta Lisboa

Olá, meus queridos amigos.
Para começar esse mês de setembro no nosso "Cantinho da Literatura", escolhi para vocês esse lindo poema.
Vocês conhecem Henriqueta Lisboa?
Gente, fiquei encantada com a biografia dessa escritora. Não dá para falar tudo sobre ela, mas como "aperitivo", um pequeno resumo de apresentação e com certeza, vai despertar a curiosidade de pesquisar sobre a autora desse poema.
Henriqueta Lisboa (MG 1901- MG 1985), poeta mineira.  Escritora, ensaísta,  tradutora professora de literatura,  Com Enternecimento (1929), recebeu o Prêmio Olavo Bilac de Poesia da Academia Brasileira de Letras.  Em 1984, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra.

"...Jovem estudante, ela recebe o diploma de normalista no Colégio Sion de Campanha, ainda em Minas. Logo depois, em 1924, ela se transfere para terras cariocas. Henriqueta se devota à poesia prematuramente. Em 1929 ela já tem seu primeiro poema, Enternecimento, premiado; ela angaria então o Prêmio Olavo Bilac de Poesia da Academia Brasileira de Letras...."


"Sua primeira obra, intitulada Fogo Fátuo, foi publicada quando ela tinha apenas 21 anos, o que confirma seu talento precoce. Ao público infantil ela reserva três livros – O Menino Poeta, de 1943; Lírica, de 1958; e o relançamento, em 1975, do primeiro trabalho devotado às crianças, lançado igualmente em disco pelo Estúdio Eldorado.
Um dos maiores impactos em sua carreira literária é a participação no movimento modernista, em 1945. Nesta época ela foi incentivada a integrar esta escola pelo amigo Mário de Andrade, principalmente através das cartas que ambos trocaram entre 1940 e 1945."

"A menina selvagem veio da aurora
acompanhada de pássaros, 
estrelas-marinhas
e seixos.
Traz uma tinta de magnólia escorrida
nas faces.
Seus cabelos, molhados de orvalho e
tocados de musgo,
cascateiam brincando
com o vento.

A menina selvagem carrega punhados
de renda,
sacode soltas espumas.
Alimenta peixes ariscos e renitentes papagaios.
E há de relance, no seu riso,
gume de aço e polpa de amora.

Reis Magos, é tempo!
Oferecei bosques, várzeas e campos
à menina selvagem
ela veio atrás das libélulas.
Henriqueta Lisboa
Gostaram? Em breve teremos mais poemas de Henriqueta para vocês.
Abraços da amiga Janete

Comentários

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.