Provérbios 15.1

Olá meus queridos amigos.
Vamos começar bem essa semana refletindo sobre esse belo testo; tenho certeza que cada um de nós já passou por algum tipo de experiência dessa natureza; tenho certeza que algumas vezes ouvimos injustiças, acusações e julgamentos e em tons alterados, assim como também já nos alteramos algumas vezes e sabemos muito bem que isso não traz nenhum benefício. Nosso coração dispara e os nervos ficam à flor da pele, enfim, realmente é uma "lenha na fogueira" e para "consertar" depois, tanto de um lado como de outro, fica muito difícil, mas fica a experiência e a certeza de que realmente precisamos nos conter e procurar pensar antes de ofender, procurar conversar, analisar e principalmente falar somente o que temos certeza.
Dessa forma muitos constrangimentos serão evitados, sem necessidade de abalar e estremecer amizades e relacionamentos em família.

"A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira." (NVI)

"A resposta moderada neutraliza a ira, mas a língua afiada põe mais lenha na fogueira." (AM)

"Que conselho sábio! Quando uma pessoa o está acusando, ela está possuída de uma atitude que não vem de Deus, porque Ele não é acusador. Satanás é o acusador. Deus não acusa e nem atribui culpa às pessoas, sendo assim você precisa levar isso em consideração. Normalmente, quando isso acontece, essas pessoas, de forma consciente ou não, falam coisas a seu respeito que não são verdadeiras. Geralmente falam o oposto da realidade, mas elas não enxergam. Neste caso, se você responder no mesmo tom, nada vai resolver, mas sua resposta justa e calma será capaz de neutralizar a ira dessa pessoa contra você. Portanto, se, por meio de palavras, alguém lhe chamou para briga, não aceite. Chame esta pessoa para uma conversa e para oração. Desvie-se da ira e seja um pacificador hoje."

Vamos refletir?
Uma ótima e calma semana a todos.
Abraços da amiga Janete

Comentários