Trabalho

Olá, meus queridos amigos.
Vamos começar bem a semana, refletindo sobre esse lindo testo do Presente Diário" por Miguel Herrera Jr., de São Paulo/SP.
Leitura Bíblica: 3.1-20
"Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão" (Gn 3.19a).
"Príncipes, cavaleiros, dragões - estamos acostumados com histórias fabulosas; o perigo é ler a Bíblia achando que a tragédia narrada na leitura de hoje é só mais uma delas, mas o episódio é verdadeiro e extremamente grave. A mídia adoça o termo "pecado" (tudo o que desagrada a Deus) e o faz parecer algo gostoso, mas proibido por um deus desmancha-prazeres. Mas o pecado é hediondo! Ódio, egoísmo, abusos, traições, desamores, guerras, pilhagens, devastações, estupros - tudo isso é consequência direta da arrogância de quem acha que sabe o que fazer em vez de sujeitar-se ao que Deus quer.
Adão e Eva foram criados em posição de honra e colocados para viver em um lugar extremamente aprazível. O homem trabalhava no jardim e podemos concluir que a tarefa dada por Deus (Gn 2.15) era fonte de prazer e realização. Mas, devido ao pecado, muitas vezes o trabalho se torna uma fonte de estresse ou uma obrigação apenas. Espinhos e ervas daninhas não crescem só na lavoura, mas também podem surgir no escritório. Muitos relacionamentos profissionais são permeados de pecado: patrões maus exploram empregados, funcionários desonestos fazem "corpo mole", há gente usando gente. Além disso, o trabalho pode ser prejudicado por dores físicas e emocionais ou pela ocorrência de inundações, estiagens e pragas. O mundo foi corrompido por causa da rebeldia do ser humano contra Deus.
Todo nosso esforço é insuficiente para restaurar o relacionamento com o Criador. Devemos dar graças a Deus pelo seu amor revelado na cruz, onde o sangue de Jesus Cristo foi derramado para que nossos pecados pudessem ser perdoados. O impossível foi feito pelo próprio Deus, que agora oferece gratuitamente, pela fé em Jesus, o caminho de volta a quem quiser parar de tentar ser autoridade em sua própria vida e render-se a ele. Deus transforma nossa vida e pode agir em nosso ambiente de trabalho ou mudar nossa perspectiva sobre ele. - MHJ.
"Quem vive com Deus trabalha visando glorificá-lo".
Então, vamos refletir?
Muitos falam da Independência do Brasil com ironia e descrença, assim como a democracia no País; mas será que toda essa "corrente" que não conseguimos libertar, nos levando muitas vezes ao desânimo, não tem a ver com a postura de cada um de nós, que ao invés de prestarmos atenção no quanto o Brasil já evoluiu ao longo desse tempo e de todas as administrações só sabemos criticar?
Sempre que paro para pensar no assunto e vejo tantas coisas desnecessárias acontecendo, penso se a democracia foi mal interpretada, pelos próprios brasileiros que só se preocupam em criticar, mas que sentem "grande dificuldade" em fazer o seu melhor e no entanto, não têm coragem nem mesmo de procurar uma lixeira, por sentirem preguiça de carregar o seu próprio lixo e descarregam no meio das ruas, nos rios, nos mares e nas matas? - apenas um pequeno exemplo.
Acham desaforo ou são devorados pelo orgulho, pois sabem que não cabem a eles a limpeza; porém, a limpeza de caráter e educação não dependem do "vizinho".
Então, meus amigos, não sejamos donos e senhores de ninguém, pois existe um único dono e Senhor de cada um de nós e só precisamos de uma coisa: antes de julgar, pensemos em fazer a nossa parte, o nosso trabalho, em comunhão com Deus. Evitaria muitas coisas tristes e desagradáveis.
Provações, tribulações e incertezas teremos sempre, mas com o pensamento e a fé voltados para Deus, teremos força e coragem para seguir em frente e superar todos os problemas, consequência das nossas fraquezas.
Vamos trabalhar em prol da democracia séria e verdadeira, afinal, isso não é brincadeira, pois no lugar de críticas, observemos quantos trabalhos maravilhosos temos de exemplo para melhorar o nosso País em todos os setores.
Desejo uma ótima semana a todos.
Abraços da amiga Janete.

Comentários