Bom é ter amigos

Olá, meus queridos amigos.
"Começando bem a semana" oferece para vocês uma linda mensagem do livro Presente Diário, com uma realidade inspiradora, quando fala sobre amizade, mas não de amizade superficial e sim do significado da verdadeira amizade, desse sentimento profundo, quando conhecemos e sentimos a reciprocidade e cumplicidade, quando podemos confiar e contar com os verdadeiros amigos e é o que vamos conferir nesse texto reflexivo de Clícia Pinto das Dores Barcelos, de Campos dos Goytacazes/RJ, por coincidência, minha conterrânea.
Leitura Bíblica:
Jó 2.11-13
"Se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante."
 (Ec 4.10 ARC).
" O texto de hoje mostra três amigos verdadeiros. Amigos que, ao saberem do infortúnio de Jó, apressaram-se em ir ter com ele para consolá-lo e confortá-lo. Amigos que se condoeram da desgraça dele e choraram por ele. Que ficaram ao seu lado sete dias e sete noites sem lhe dirigir a palavra em respeito à sua dor e talvez aguardando o momento certo para falar.
Na sociedade moderna tende a predominar o "cada um por si e Deus por todos."Muita gente diz que já não existem amizades sinceras, e muitas amizades se rompem por pouca coisa, provando assim que não eram sólidas. Há os que duvidam de todos que tentam se aproximar. E outros se dizem amigos, mas são reprovados na primeira prova.
A Bíblia tem diversos versículos sobre amigos e amizades. E se é verdade que alguns deles relatam decepções (Sl 41.9), outros falam de amizades profundas e sinceras, como a de Jônatas e Davi (1Sm 18.3). O próprio Jesus sabia que seria traído por um que estava entre seus amigos. Mas isso não o levou a duvidar de todos os demais.
Mesmo com o risco de decepcionar-se, ter amigos é muito bom! E felizes aqueles que têm amigos sinceros, que se alegram com suas conquistas e choram com suas perdas. Que não dizem aquilo que seu amigo quer ouvir, mas o que precisa ouvir. Que exorta quando o amigo está no erro, mas não julga os seus atos. Que declara a todos os valores do amigo, mas não expõe os seus defeitos. Que o ama pelo que é e não pelo que tem. Que sempre atende o amigo nas horas mais difíceis e abre mão dos próprios interesses para socorrê-lo. Que, quando erra, pede ao amigo que não siga o seu exemplo, pois deseja algo melhor para ele.
Ter amigos é ter um tesouro de valor incalculável. Por isso, ame, valorize, retribua e respeite os seus verdadeiros amigos. - CPB.
"Quem encontra um amigo encontra um tesouro".
Gente, esse texto é maravilhoso e muito verdadeiro.
Minha mãe sempre falava que não podemos seguir nessa vida sem amigos, esses amigos que nos acompanham para toda a vida, aos quais nos preocupamos uns com os outros, mesmo à distância, como sempre cito no nosso blog da amizade.
Sou uma pessoa privilegiada, pois tenho amigos verdadeiros e alguns exemplos de doação em momentos difíceis da minha vida e serei eternamente agradecida a Deus, por ter colocado essas pessoas no meu caminhar...
Se já sofri decepções? Sempre passamos por essas experiências, e é uma forma de distinguirmos quem realmente é e merece a nossa amizade, mas os verdadeiros amigos, com certeza são escolhidos pela intuição do nosso coração, que é a nossa bússola que indica a melhor direção e não nos deixa enganar tão facilmente.
A todos os meus amigos, desejo uma semana iluminada.
Abraços da amiga Janete

Comentários