Dica de hoje: Tomate

Olá, meus queridos amigos.

Hoje estou pegando "carona" com Michelle Franzoni, para uma dica muito legal: TOMATE.
Como ela falou, confirmo essa história de comer tomate como maçã, pois eu fazia muito isso, quando era criança e adolescente; inclusive, minha mãe fazia suco de tomate e era uma delícia. Que tal aderirmos essa ideia?
Fica a dica para vocês.
Abraços da amiga Janete
Vejam o que a Michelle fala:

Os benefícios do tomate

by Michelle Franzoni
tomate-benefícios-blog-da-mimis-michelle-franzoni-09
Sempre presente em nossas mesas, o tomate pode até passar despercebido por muitos de nós, mas eu tenho um carinho especial pelo fruto.  Ele traz tantos benefícios à saúde, que hoje eu vou falar exclusivamente dele!
O tomate é tudo de bom e vai bem com tudo, nas saladas, sopas, molhos e em tantos outros pratos. Originária das Américas Central e do Sul, é a hortaliça mais cultivada e consumida em todo mundo.
Quando eu era adolescente eu tinha uma amiga que comia tomate como maçã! Eu achava aquilo estranho, porque eu não gostava nada de hortaliças. Mas desde que comecei minha dieta de emagrecimento (ver AQUI) e mudei meus hábitos, passei a amar o tomate e hoje não pode faltar lá em casa!
Ele é rico em licopeno, um carotenóide que dá a cor vermelha ao fruto. Essa substância também é antioxidante e anticancerígena, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce do organismo, protege o sistema cardiovascular e também reduz as chances do organismo desenvolver alguns tipos de câncer.
O tomate também é rico em vitamina C, que auxilia o organismo no combate a agentes infecciosos. Possui poucas calorias e gorduras e é um super aliado no processo de emagrecimento saudável. É rico em vitaminas, minerais e fibras, agindo no controle do colesterol.
Deem uma olhada nesse quadro, tem as informações nutricionais do tomate:
tomate-benefícios-blog-da-mimis-michelle-franzoni-02
Gente, os carotenóides presentes no tomate também têm ação anti-inflamatória natural, promove a saúde óssea por conter uma boa quantidade de vitamina K. Ele também age reduzindo as crises de enxaqueca, OBA!
Uma curiosidade! O licopeno é melhor absorvido pelo nosso organismo quando o tomate é cozido. Desta forma, o legal é utilizar o tomate em molhos, sopas, recheios.
Outra super dica: o tomate também pode ser aproveitado no tratamento contra acne. Ele é refrescante e tonificante, e quando aplicado ao rosto tem poder de restaurar a acidez relativa da pele.
Quem aí ama tomate? Como vocês gostam de comer?
Ah, e fiquem ligadinhos que amanhã eu vou passar uma receita de molho de tomate caseiro.

Comentários