Coragem


Olá, meus queridos amigos.
A vida é uma caixinha de surpresas; às vezes boas, às vezes más, mas quando deitamos para dormir, realmente não sabemos o que nos espera no dia seguinte. Quantos planos, às vezes, são interrompidos pela surpresa do dia seguinte; isso é assustador e o medo de abrir essa caixinha é grande, mas não tem como não abrir os olhos, agradecer e enfrentar o que nos espera. Quando pensamos que as coisas estão se acertando, surge de repente uma "bomba" prestes a explodir - o tempo é curto e o problema é grande. E agora, o que fazer para resolver antes da explosão?
Interessante, que no livro "Presente Diário", li esse texto reflexivo, que vestiu como uma luva, para todos que muitas vezes não temos forças e nem coragem para enfrentar as surpresas nem sempre agradáveis do dia seguinte.
Esse texto é de Marcos Passig - Lapa/PR, e ofereço a vocês, no "Começando bem a semana" de hoje.
Espero que reflitam e que não recuem diante das surpresas da vida.

Abraços da amiga Janete.
Leitura Bíblica:
Deuteronômio 31.1-8
"Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará (Dt 31.6)."
Na vida enfrentamos situações difíceis. E nem sempre temos coragem para enfrentá-las. O texto que você acabou de ler é uma fala de Moisés, homem usado por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. É um registro das suas últimas palavras. Ao fim da sua vida, tendo em mente sua história, ele motiva Josué e todo o povo a ter coragem e a serem fortes. Moisés nem sempre foi forte e corajoso. Quando Deus o chamou para ser o líder do povo de Israel, ele tentou, de todas as formas, escapar dessa missão. Por medo, ele fugira do Egito e não estava disposto a voltar para lá. Mas, por fim foi convencido por Deus, e liderou o povo durante muitos anos, tanto na saída do Egito como na peregrinação pelo deserto. Não foi um trabalho fácil. Imagino que muitas vezes ele teve medo por causa do que estava à sua frente. Mas Moisés também aprendeu algo muito importante, que ele agora, ao fim da sua vida, transmite ao povo e a Josué. Eles não precisavam ter medo, pois o Senhor iria com eles, nunca os deixaria e nunca os abandonaria. Mesmo em meio a todas as situações difíceis que Moisés vivenciou, ele pode experimentar a presença de Deus. E quando Deus está presente, é possível ser corajoso.
Mesmo que sua história seja diferente da história de Moisés, Deus continua sendo o mesmo. Também a você Ele promete sua presença. Estas foram as palavras de encorajamento que Jesus deu aos seus discípulos: "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mt 28.20b).
Quero motivá-lo a viver com fé em Deus mesmo quando o medo aparecer diante de algumas situações difíceis. Assim, o medo pode ser transformado em coragem para seguir adiante. Afinal, o próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; Ele nunca o deixará, nunca o abandonará. - MP
"Coragem não é a ausência do medo, mas a certeza de que Deus está presente e cuidará de nós."
Uma ótima semana para todos

Comentários