Lagoa Das Palmas

Olá meus queridos amigos.
Vocês sabiam?
A Lagoa mais profunda do Brasil fica no Espírito Santo.
  Pesquisadores descobriram que a lagoa mais profunda do Brasil está localizada em terras capixabas. A lagoa Palmas, fica em Linhares e tem 50 metros de profundidade. A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Limnologia e Planejamento Ambiental do Departamento de Oceanografia da Ufes.
A equipe do projeto "Estudos Integrados no Sistema Lacustre do Baixo Rio Doce"  estuda como as lagoas funcionam e a qualidade de suas águas. Segundo o coordenador do estudo, Gilberto Barroso, a profundidade é um fator determinante para o desenvolvimento dos lagos. "Como são muito profundas, há camadas de água que não se misturam, o que gera falta de oxigênio no fundo da coluna de água, concentração de nutrientes e microalgas", destaca o professor.
O projeto também revela dados sobre o suporte das lagoas a atividades de psicultura, sobre o nível de produtividade natural desses ecossistemas, sobre a poluição e também gera informações para a avaliação de mudanças climáticas. "É uma pesquisa que envolve várias dimensões. a qualidade do ambiente é razoável, mas o uso que se faz das lagoas inspira bastante cuidado", enfatizou o pesquisador.

Regiões envolvidas:
O projeto também envolve outras quatro lagoas da região de Linhares, Colatina e Aracruz. Lagoa Juparanã, Lagoa Nova, Palminhas e Terra Alta, e a ideia é que mais cinco sejam incluídas no estudo. Ao todo, a região tem 165 Km² de espelho d'água no Baixo Rio Doce.
O estudo foi realizado em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Associação dos Aquicultores de Linhares.
Essa foi mais uma curiosidade do Espírito Santo para vocês.
Abraços da amiga Janete


Comentários