15 Curiosidades do Espirito Santo (Estado)


Olá, meus queridos amigos.
Hoje na nossa página de "Curiosidades": VOCÊ SABIA?
1. O Espirito Santo é o quarto menor Estado do Brasil. Localizado na Regiao Sudeste, tem por capital a cidade de Vitória.
2. O estado ficou conhecido como a terra dos beija-flores, pois suas florestas são ricas em colibris e orquídeas.
3. As pessoas nascidas lá têm por gentílico o têrmo capixaba que deriva das roças de milho localizadas na ilha de Vitória, que pertenciam aos índios que originalmente habitavam a região quando da chegada dos portugueses.
4. O estado possui 73 ilhas. Localizadas na costa do estado, 50 delas estão na capital Vitória.
5. De acordo com o Censo IBGE 2010, as Igrejas evangélicas são seguidas por 33,1% dos capixabas, o que faz do Espírito Santo o estado mais evangélico do Brasil.
6. A costa do estado foi reconhecida por navegadores portugueses em 1501. A partir daí foi alvo da ação de contrabandistas de pau-brasil por um longo período.
7. Em sua economia, destacam-se a agricultura, a pecuária e a mineração.
8. O Espirito Santo é o maior exportador de mármore e granito da América Latina e a segunda maior mineradora transoceânica de minério de ferro do Mundo.
9. Os italianos estão muito presentes na vida da sociedade capixaba. Foram eles que fundaram muitas das cidades, e há ainda vários grupos de dança típica italiana e festas de inspiração italiana, assim como muita influência culinária.
10. A produção de panelas de barro e o artesanato de conchas de Piúma, produzindo colares, pulseiras, cinzeiros e enfeites de conchas e búzios, são o que há de mais típico no Espírito Santo.
11. O estado também possui festas famosas, como a Festa da Polenta e o Festival de Arte e Música de Alegre, Festa de Nossa Senhora da Penha e outras.
12. A atividade turística concentra-se no litoral, onde há belas praias, como a de Itaúnas e a de Guarapari. O pico da Bandeira, terceiro mais alto do país, é outro destino turístico bastante procurado.
13. As praias de areia monazítica de Guarapari, aconselhadas para a cura de reumatismo e artrose, e o convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, são seus maiores pontos turísticos.
14. O produto agrícola tradicional é o café. Seguem-se a ele, em ordem de importância, as culturas de milho, banana, mandioca, feijão, arroz e cacau.
15. A culinária capixaba mantém as tradições aprendidas com seus colonizadores e indígenas. Baseia-se no pescado preparado em panelas de barro. Encontram-se ainda a torta capixaba,o prato mais popular, além de muxá (feito com milho) e o mingau de folhas alternados com receitas de origem italiana e alemã, como a polenta, o anholini, o minestrone, a sopa pavesa, o chucrute, o brote e o caneloni.


Até a próxima semana com mais curiosidades para vocês.
Abraços da amiga Janete



Comentários

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.