Alfredo Chaves

Olá meus amigos. Que tal fugir um pouco do litoral e conhecer uma cidade muito simpática e com muitas curiosidades e opções para este verão?
                                  
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfredo Chaves é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população estimada em 2004 era de 14.585 habitantes.
A cidade fica localizada na encosta da serra capixaba (serra do castelo).
A cidade também possui algumas das melhores rampas de asa delta e voo livre do país.
Alfredo Chaves é destino certo para quem procura belas paisagens, aventura, aconchego e uma excelente gastronomia. Surpreenda-se com esta bela cidade sul capixaba, situada entre o mar e as montanhas, que encanta pelas suas peculiaridades.
Opções não faltam para quem procura esportes de aventura, apreciar a natureza, curtir animadas festas, degustar pratos típicos com ingredientes locais e apreciar delicadas peças artesanais produzidas por habilidosas mãos alfredenses. Ainda, Alfredo Chaves é referência para quem quer encantar-se com dezenas de cachoeiras entre verdes e refrescantes montanhas e se hospedar em pousadas aconchegantes.
Pousada Darós
As festas acontecem de janeiro a dezembro e fomentam o que há de melhor na cultura e na gastronomia, resgatando costumes e traduzindo emoções. São destaques a Festa da Banana e do Leite, Festália, Natal Som e Luz, Festa da Uva e do Vinho Campeonatos Esportivos de Voo Livre e MotoCross, Encontro de Violeiros, Festa de São Benedito, Carnaval, Baile de Aleluia, além das festas religiosas que são promovidas nas comunidades do interior.
Fuja da rotina do dia-a-dia e aproveite o melhor de Alfredo Chaves. Durante a viagem conheças as rotas turísticas rurais Caminho das Águas e Vale da Aventura e abuse de alegria, cultura e emomção encontradas neste pedacinho do Espírito Santo.
O CAMINHO DAS ÁGUAS EM ALFREDO CHAVES E A FAMOSA MATILDE.
O distrito mais conhecido de Alfredo Chaves é MATILDE. Matilde está localizada a 18 km à noroeste da sede de Alfredo Chaves. O principal atrativo é a CACHOEIRA ENGENHEIRO REEVE, conhecida pela maioria apenas por Cachoeira de Matilde. É um escândalo de linda! São 70 metros de altura e é considerada a maior do ES em queda livre. No turismo, Matilde se destaca por atrair principalmente os adeptos do trekking e do rapel. A melhor dica é experimentar o rapel na cachoeira!.

O visitante pode apreciar habilidosas peças artesanais e conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária. Seguindo os trilhos, é possível conhecer o 'Túnel Encantado' - uma antiga construção, cheia de contos, com 65 degraus, que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia.
Quem pensa que no verão a diversão é só garantida no litoral se engana. Nas montanhas de Alfredo Chaves há opções de lazer para quem procura bucolismo e aventura em um só lugar. O município tem no catálogo mais de 20 cachoeiras, além de uma rampa estruturada para a prática de voo livre e outras opções de esportes como rapel, boiacross, tirolesa, trilhas, entre outros.
 Prática de rapel em cachoeiras     
Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde é um dos pontos turísticos mais visitados no município.
 Além da cachoeira, Matilde tem um conjunto de atrativos formado por um mirante de onde se avista o vale Santa Maria Madalena, a prainha, a reserva natural Oiutrem e o túnel e a estação dos quais já falei anteriormente.
Para chegar em Matilde: Acesso pelo ES-146.
Eco pousada Oiutrem: www.oiutrem.com.br
 Voo livre: em Cachoeira Alta.
 Outros distritos e localidades completam o circuito. Carolina (22 km da sede), São Roque Maravilha (26 km), São João (18 km), Ibitiruí (16 km), São Francisco do Batatal (13 km) e Vila Nova Maravilha (36 km).
 Concentra 4 cachoeiras: Daróz, Pinón (foto), Iracema e Iraceminha. A Cachoeira do Pinón que pertence à área da Pousada de Pinón.
Pousada águas de Pinón: www.aguasdepinon.com.br
 Diversas pessoas procuram as cachoeiras do município.
Lazer garantido durante o verão em Alfredo Chaves
por Dirceu Cetto

Para todas as localidades há acesso pelas BR 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.
Serviço: Confira a relação dos serviços de esportes de aventura, pousadas e restaurantes em:
www.alfredochaves.es.gov.br
UVA CONQUISTA PRODUTORES EM ALFREDO CHAVES.
10/02/2010 por Adriana Rodrigues
Plantar uvas para o consumo in natura ou para a produção de vinhos pe uma realidade em Alfredo Chaves. Produtores rurais da localidade de São Bento de Urânia apostaram no cultivo da fruta e hoje colhem bons resultados com a produção.
O município faz parte do Pólo de Uva de Mesa e Vinho, criado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag), que conta com ações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Atualmente são 19,4 hectares destinados ao cultivo da uva, 62 produtores e uma produção de 35 toneladas na safra 2009/2010. Para a próxima safra, a meta é chegar a 100 toneladas de uvas produzidas.

                                         
                                                 
                                 Uva complementa a renda de cerca de 25 famílias no distrito.
                                             Severino Buzato está otimista com a colheita.
Equipe técnica visitou as propriedades cadastradas.
Visita às propriedades para eleger a melhor uva em Alfredo Chaves.

CURIOSIDADES:
Vocês sabiam?
  • Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves foi um engenheiro e político brasileiro.
Era ministro da Colonização em 1878, quando foi enviado por Dom Pedro II para o Espírito Santo, para resolver o problema com os índios que atacavam colonos italianos, feito este que deu origem ao município capixaba de Alfredo Chaves.


  • O primeiro time de futebol do Estado do Espírito Santo foi o de Alfredo Chaves, fundado em 15 de agosto de 1910, por Carlos Soares Pinto. Era constituído por: Pedro Bonacossa, Theobaldo de Oliveira Pinto, Ronaldo Boanova, Públio Bellotti, José Bosio, Resk Caroni, José Pitanga dos Santos, Carlos Soares Pinto, José Fernandes Pinto, Luiz Saudino, José Organ, Luiz Villar, Aníbal Cardoso, Ivo Roversi, Luiz Franzotti, Antônio Soares Pinto Júnior e Zeferino Casoti. Intitulado "ALFREDENSE FUTEBOL CLUBE" e as cores da camisa eram vermelha e branca. Em 1949, foi registrado na federação com o nome de "Esporte Clube Alfredo Chaves", com as cores preta e branca.

Os trabalhadores do político Colombo Guardia, constituíram um segundo clube, a "Usina Futebol Clube", e só assim, o Alfredense conseguiu jogar com um time adversário.
Fonte: Alfredo Chaves - Uma visão histórica e política. Hésio Pessali. Alfredo Chaves - ES; 2010.
Serviço: Livro Alfredo Chaves - Uma visão histórica e política. Hésio Pessali.


  • "A maior festa brega do sul do Estado".
Brega Night é uma festa que vem crescendo a cada ano, tudo isso se deve a grande estrutura que é montada, e a alegria do público que se faz presente.
"Parece brincadeira, mas a primeira edição teve a participação de 145 amigos, e hoje, onze anos depois, estamos na expectativa para mais um maravilhoso evento com a participação de mais de 4000 amigos."
 Este ano, a Brega Night será no dia 03 de maio no Parque de Exposições.
Vocês nem imaginam quantos eventos maravilhosos acontecerão em Alfredo Chaves.
Pesquisem o Calendário de Festa e Eventos 2014, na Secretaria de Comunicação Social de Alfredo Chaves. 
Tem muito mais sobre essa cidade; pesquisem e vocês vão se surpreender.
Abraços da amiga Janete
                      













Comentários