Abóboras Gigantes

Mais uma curiosidade rural do Espírito santo.
Bom Dia ES, 25 de novembro.
"Duas abóboras gigantes têm roubado a cena em uma propriedade rural de Linhares, Norte do Espírito Santo. Ainda no pé, elas já pesam aproximadamente 100 quilos. O funcionário que fez a plantação acredita que as abóboras possam chegar a 850 quilos, e por esta razão ainda faz o cultivo com água da fazenda e sem nenhum tipo de fertilizante. Um especialista, pesquisador em genética, explicou que uma seleção de sementes pode ter induzido o crescimento exagerado do fruto.
"Sementes são do exterior e cultivadas sem nenhum fertilizante, diz o agricultor.
Especialista diz que o crescimento dos frutos não é mutação genética".
 O vaqueiro Walter Campista, acostumado a cultivar abóboras do tipo moranga comuns, se surpreendeu com o tamanho dos frutos. "Meu patrão trouxe dos Estados Unidos essa semente. Chegou aqui, me pediu para plantar e falou que elas davam até 850 quilos, eu até ri dele. Plantei e deram essas duas frutas. Eu espero que elas cresçam mais", disse.

Nada discretas, as abóboras gigantes chamam a atenção de quem passa pelo local. De tão curioso, o fato é registrado por várias pessoas que passam pela propriedade. "Vou levar uma fotinha para ter a confirmação, senão ninguém vai acreditar", disse o auxiliar de campo Valdecir Nunes.
O pesquisador em Genética e Melhoramento de Plantas, Lúcio Oliveira Arantes, confessou nunca ter visto algo parecido e explicou que uma seleção de sementes pode ter possibilitado o crescimento exagerado do fruto. "Nas hortas que eu já fui, a máxima é de 10 quilos. O responsável pelo desenvolvimento dessa variedade com certeza foi selecionando os frutos maiores e reproduzindo as sementes deles. Não necessariamente é uma mutação ou um evento de trasngenia", disse.
A esposa de Walter, responsável por cuidar da planta, ainda não sabe quando a abóbora será colhida, mas já imagina o trabalho que ela vai dar. "Vai ter que ter muita panela pra cozinhar elas", brincou.
VOCÊ SABIA?
É no Espírito Santo que se encontra o Mosteiro Zen Morro da Vargem, primeiro da América Latina, localizado em Ibiraçu.
Sexto Estado de Infraestrutura e competitividade do Brasil.



Comentários