Torta de Pêssego

Olá, meus amigos.
Dei uma "acelerada na cozinha experimental" para o nosso blog da amizade. Hoje fiz essa torta de pêssego; como sempre, muito fácil de fazer e aproveitando a massa, fiz também com recheio de chocolate.
Essa receita foi do Globo Rural.
"Colheita do pêssego está no pico no estado de São Paulo. Sobremesa é leve e agrada toda a família."
"Direto do pomar, a dona de casa Mercedes Soranz colhe o que precisa para fazer receitas caprichadas. Uma das mais saborosas é a torta de pêssego."
Vamos aproveitar a época do pêssego? Eu fiz com pêssego em calda, mas segue uma receita muito fácil para fazer o doce com a fruta fresca.




Ingredientes:
Massa:
150 gramas de açúcar
300 gramas de margarina com sal
500 gramas de farinha de trigo
1 ovo
Recheio:
1 lata de leite condensado
2 vezes a mesma medida de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
1 caixinha de creme de leite
1 lata de pêssego em calda ou de compota de pêssego caseira
Cobertura
1 caixinha de gelatina de pêssego
250 ml de água
1 colher e ¹/² de sopa de amido de milho
Modo de preparo:
Comece misturando todos os ingredientes, sem amassar muito, e deixe descansar por 10 minutos na geladeira. Depois desse período, a massa já está pronta e pode ser moldada.
Divida a massa ao meio e cubra a base. A outra metade vai ser usada para colocar na lateral da forma. Leve ao forno po 20 a 25 minutos em temperatura de 200°C.
Se preferir fazer a compota em casa, basta cortar o pêssego ao meio, tirar o caroço e descascar. Junte com três xícaras de água e uma de açúcar e coloque para ferver sem descuidar por cerca de 5 minutos.
Para o recheio, misture todos os ingredientes, menos o creme de leite e o pêssego. Leve ao fogo e, quando o creme engrossar, adicione o creme de leite e finalize com metade da lata de pêssego em conserva picados. A outra metade, corte em fatias finas e reserve para decorar.
O preparo da cobertura é simples. É só misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até engrossar.
Retire a massa do forno e desenforme. Recheie com o creme, decore com os pêssegos fatiados e finalize com a cobertura de gelatina. Deixe duas horas na geladeira e está pronta para servir.
OBSERVAÇÕES:
A massa rendeu duas tortas, mas infelizmente eu dei uma "mancada". Fiquei com medo de ficar muito grossa e guardei o restante da massa na geladeira e as tortas ficaram muito finas; por isso, não precisam se preocupar: Podem usar toda a massa dividida para dois refratários.
Deixei a massa descansando na geladeira por duas horas, pois eu estava ocupada com outras coisas, mas ficou ótima; Não suja as mãos e fica no "ponto certo". Uma ótima dica.
O creme de chocolate, fiz conforme o recheio acima, porém, com 2 colheres bem cheias de chocolate em pó e 100 gramas de chocolate ao leite; depois de engrossar, acrescentei uma caixinha de creme de leite, desliguei o fogo e continuei mexendo mais um pouco, até o creme de leite incorporar no recheio.
Espero que tenham gostado dessa receita e das dicas.
Não se esqueçam: o "Cantinho da Culinária já está com mais de 100 receitas para vocês. Mesmo que eu dê uma parada com novas receitas, tem muitas sugestões legais, inclusive para o final do ano, que já está chegando.
Abraços da amiga Janete.
Até a próxima.
"Se o duro combate os fracos abate, aos fortes, aos bravos, só pode exaltar."
Gonçalves Dias




Comentários