Risoto de Bacalhau

Quanta inspiração!
Esse final de semana, resolvemos fazer umas receitas diferentes. Depois do Bacalhau à Lagareiro de ontem, hoje , fizemos a sobremesa Montanha Russa de Banana, foi também a vez do Risoto de bacalhau, inspirado e feito pela minha filha Juliana. Foi uma ótima ideia, pois a menina surpreende cada vez que resolve fazer um prato diferente para nós.
"O risoto italiano e o bacalhau português fazem desta receita uma opção muito saborosa para quem quer um prato diferente."


Ingredientes:

300 gr de arroz arbório
300 gr de bacalhau demolhado e desfiado
4 colheres de manteiga
2 colheres de azeite 
1/2 cebola ralada ou picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 folha de louro ou louro em pó
1 copo de vinho branco seco ou sake
1 litro de caldo de peixe
1/2  pimentão amarelo cortadinho
1/2 pimentão vermelho cortadinho
1 maço de brócolis cortados
50 gr de queijo ralado tipo parmesão
quanto baste de sal (se necessário)
Coentro cortadinho.

Modo de preparo:








 Com um pouco de azeite e duas colheres de manteiga, refogue a cebola levemente, e quando começar a dourar acrescente o alho, em seguida o arroz arbório e refogue levemente, acrescentando o louro em pó, vinho branco ou sake e deixe reduzir. Vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre e se não tiver o caldo, pode usar água e deixe cozinhar bem. Enquanto isso refogue com manteiga e mais um pouco de cebola, o pimentão amarelo, pimentão vermelho e o brócolis; acrescente louro em pó e depois de refogado levemente, acrescente o bacalhau. Em seguida, adicione esse refogado ao arroz e continue mexendo levemente, acrescente o queijo ralado com o restante da manteiga e corrija o sal. Mexa bem, arrume num refratário, decore com as folhinhas de coentro e sirva.

OBS.: O ponto desse arroz é um pouco durinho e bem cremoso. Regule a quantidade de caldo que você coloca para obter esse ponto.
Desse jeito, encerro as deliciosas receitas desse final de semana. Espero que vocês também se inspirem e não se esqueçam de consultar o "Cantinho da Culinária". Já são 97 receitas e com certeza tem muita inspiração, pois foram feitas com carinho.
Uma ótima semana a todos.
Abraços da amiga Janete.
"De noite, como a luz é pouca,
a gente tem impressão de que o tempo não passa
ou pelo menos não escorre como escorre o dia."
Ferreira Gullar

Comentários