Bacalhau à lagareiro

Olá, meus queridos amigos.
Vocês devem estar sentindo falta de uma receitinha diferente, não é mesmo? A verdade é que tenho feito receitas do “Cantinho da Culinária“, pois além de gostar das receitas, elas já foram testadas e fica mais fácil; e sem contar que não tenho tido muito tempo para “experimentar novas receitas”. Este ano foi “puxado”; viajei muito, por motivos bem justificáveis, fiquei um período mexendo com reforma de casa, depois viajei novamente, enfim, agora, com um pouco mais de tranquilidade, voltei a testar algumas receitas para nós.

Hoje, especialmente, fiz uma receita de bacalhau que tive que fazer algumas alterações e estou postando para vocês do jeito que fiz.

                   É uma receita tradicional e muito fácil de fazer.
Ingredientes:
03 postas de lombo de bacalhau dessalgado
12 batatas tipo calabresa
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
02 cebolas
10 ramos de brócolis
10 azeitonas pretas
06 colheres (sopa) de azeite
03 dentes de alho
Água
 
Modo de preparo:
 
Unte um refratário com alguns fios de azeite e arrume as postas de bacalhau e reserve.
Enquanto isso, corte os pimentões em julienne e as cebolas ao meio, retirando camada por camada e tomando cuidado para não desmanchar.
Refogue os pimentões e a cebola com alho e duas colheres de sopa de azeite. Em outra panela, refogue o brócolis em duas colheres de sopa de azeite e acrescente um pouco de água, apenas para refogar, sem deixar cozinhar. Reserve.
Cozinhe as batatas, com casca, por no máximo 10 minutos. Escorra e frite por cerca de cinco minutos, deixando-as bem douradinhas. Após retirar do fogo, amasse levemente as batatas com a ajuda de uma concha ou uma colher de pau (como fiz).
Depois de tudo frito e refogado, arrume os legumes e as batatas no refratário, junto com o bacalhau. Regue tudo com duas ou três colheres de azeite e leve ao forno quente, por mais ou menos 30 minutos. Retire do forno, acrescente as azeitonas pretas e sirva ainda quente.
 
OBS.: A receita original pedia para grelhar o bacalhau, virando as postas de dois em dois minutos, por um período de 40 minutos.
A quantidade de postas de bacalhau, depende do número de pessoas que vai comer; por isso usei 03 postas, pois foram três pessoas.
Eu tentei grelhar na frigideira antiaderente e também na chapa, conforme pedia a receita, mas não deu certo; então resolvi levar direto ao forno, depois de tudo arrumado e deu "super" certo.
As batatas tipo calabresa, suponho que sejam as batatas pequeninas, mas como eu não tinha no momento, usei as maiores; ficaram ótimas, mas o prato não ficou muito delicado.
Os pimentões tipo "julienne", eu não conhecia, mas cortei em rodelas mais ou menos finas e cortei ao meio e acho que é isso mesmo. Decorei com dois raminhos de coentro.
Enfim, posso garantir que vocês não vão se arrepender, pois fica uma delícia, sem contar que é muito nutritivo.
Essa receita pode ser usada em qualquer ocasião, especialmente na Páscoa, na Semana Santa e no Natal.
Espero que tenham curtido a receita.
Um ótimo final de semana a todos.
Abraços da amiga Janete.

DA FELICIDADE: "Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz!
Mario Quintana




Comentários