Curiosidades - Vitória, capital capixaba

 Vamos continuar conhecendo algumas curiosidades do Espírito Santo, conhecendo mais um pouco sobre a sua capital. 

Com 105 Km de praias, parques e um rico patrimônio histórico Vitória, a capital capixaba, é o centro econômico do Estado do Espírito Santo.
O estado do Espírito Santo é um dos mais bonitos do Brasil e dispõe de possibilidades de lazer tanto nas praias, quanto nas serras, onde o clima é bem mais frio. É um estado pequeno, ocupa uma área de 46.077,519 Km².
Uma das curiosidades, é que a capital do estado, Vitória, não é a maior cidade do estado. A maior cidade é Vila Velha.

O estado possui um convento chamado convento da Penha, que fica no alto de um morro, que possui uma história interessante. O padre que morava numa ermida nos pés do morro tinha um quadro de Nossa Senhora da Penha que desaparecia e era encontrado no alto do morro, sucessivas vezes. Cansado disso o padre resolveu transferir a igreja para o alto do morro, no local onde o quadro reaparecia. No início da construção apareceu uma fonte de água no local que foi fundamental para os trabalhos de construção. Logo após o fim da obra a fonte secou.


Vocês sabiam?

O nome da capital, Vitória, deve-se à sua localização estratégica, contra os constantes ataques dos índios da região.
Localizada na Cidade Alta, a Catedral Metropolitana de Vitória (ES) tem estilo neogótico e vitrais com passagens bíblicas.

Última flor do Lácio, inculta e bela,

(...) Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Olavo Bilac

Comentários