Grão de-bico com moela

 Essa receita é muito fácil e fica muito saborosa.  
Estou postando a receita conforme embalagem do grão-de-bico, e abaixo, vocês verão uma versão diferente, com umas dicas, que preparei do meu jeito.






Ingredientes:
1/2 pacote de grão de bico (250g)
02 cubos de caldo de legumes
03 colheres (sopa) de óleo
1/2 cebola picada
02 dentes de alho amassados
1 1/2 xícara (chá) de moela de galinha (150g)
01 colher (sopa) rasa de sal
01 pitada de pimenta-do-reino preta moída
02 colheres (chá) de coentro em pó
1/2 xícara (chá) de salsa fresca picada.
Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho em água por 12 horas. Escorra a água e coloque os grãos em uma panela de pressão com 03 xícaras (chá) de água e o caldo de legumes. Após o início da pressão, cozinhe por mais 15 minutos em fogo baixo. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco, libere a pressão e tire a tampa. Reserve os grãos e a água do cozimento. Deixe os grãos esfriarem e remova a pele. Leve ao fogo uma panela com óleo e todos os outros ingredientes, com exceção da salsa, e cozinhe na mesma água do grão de bico por cerca de 20 minutos. Apague o fogo, e acrescente a salsa, mexa e sirva em seguida.
DICAS:
O Grão-de-bico pode ser cozido com antecedência e congelar, se quiser, para preparar em outra ocasião.
Eu costumo cozinhar 1/2 kg, com uma quantidade de água que seja suficiente para o tempo necessário na pressão. Separe uma parte para o "refogado" ou "caldo" e a outra parte, congele, pois pode ser usado em salada de bacalhau, por exemplo.
Ontem eu fiz essa receita refogando as moelinhas bem cortadinhas com todos os temperos, inclusive com o caldo que poderá ser de legumes ou de galinha, dois tomates sem pele e sem semente e pimentão vermelho picadinho (só uma rodelinha).
Depois de macias, acrescentei o grão-de-bico e deixei cozinhar até que o caldo ficasse bem grossinho.
Servi no almoço, mas poder servir como um caldo. Muito bom!
OBS:
Pode substituir a pimenta-do-reino por noz moscada moída e também usar louro em pó, se preferir. Foi o que usei; e também um pouquinho de açafrão.
BOM APETITE!
"Não te afastes do discurso dos anciãos, porque eles mesmos aprenderam de seus pais, e é deles que aprenderás o entendimento, para responderes no tempo oportuno."(Eclo 8,9)
Abraços da amiga Janete

Comentários

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.