São João


Olá, meus queridos amigos.
Como sabemos, o mês de junho é um mês muito festivo, onde se comemoram as famosas festas juninas, homenageando Santo Antônio, no dia 12, São João, dia 24 e São Pedro, dia 29.
Vou falar um pouco sobre São João, que hoje, 24 de junho, está sendo comemorado em todo o país, com lindas festas e muita oração.
Origem do Dia de São João
O Dia de São João é comemorado em 24 de junho, pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
Festa Junina de São João
O São João é uma das principais figuras das festas juninas. Ele é também conhecido como "Santo festeiro", e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos, como: rapaduras, amendoim, bolo de milho, curau, canjica, bolo de aipim, paçoca e outros...

Oração a São João Batista
Glorioso S. João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida, pelo mesmo Jesus Cristo, que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhuma maior do que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos do seu divino Filho, de  quem fostes precursor, anunciando-o como Messias e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunhos da verdade e sela-lo até, se for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniquamente  por ordem de um rei cruel e sensual, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente verberado.
Abençoai esta vossa casa e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Assim seja.
Retirada do livro: Orações do Povo de Deus. Editora Vozes.

 Ontem, com a antecipação do dia de São João Batista, dezenas de fiéis saíram em procissão da paróquia de São João Batista pelas ruas do bairro da Chã de Jaqueira, em Maceió.

Aproveitem bem esse dia, com oração e muita comemoração.
Abraços da amiga Janete
Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro!
Boas Festas!!!
"Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor."
I João 4, 7-8. Bíblia Sagrada Editora "Ave Maria"



Comentários