Clarice Lispector


Olá, meus queridos amigos.
Hoje é a vez de falar sobre a encantadora e misteriosa, Clarice Lispector, mas a sua biografia é muito extensa e vou apresentar a sua origem, acompanhada de algumas frases e poesias. Sei que vai despertar a curiosidade para uma pesquisa mais profunda a quem se interessar por essa escritora de muitas fases; de altos e baixos, mas com altíssimo conceito e reconhecimento pelas suas obras e o seu jeito de encarar a vida.
Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector foi uma escritora e jornalista, nasceu na Ucrânia e foi naturalizada brasileira. Quanto ao Estado pertencente, Clarice de declarava pernambucana.
Nascimento: 10 de dezembro de 1920, Chechelnyk
Falecimento: 09 de dezembro de 1977, Rio de Janeiro
Filiação: Mania Krimgold Lispector, Pinkhas Lispector
Irmãs: Elisa Lispector, Tanya Lispector
Obras:
A Hora da Estrela
Perto do Coração Selvagem
Laços de Família
A Paixão segundo G.H.

"Ao mesmo tempo que ousava revelar-se em seus escritos, Clarice Lispector admitia ser um mistério até para si mesma."
Clarice Lispector
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

Frases de Clarice Lispector:
Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.
Sou tão misteriosa que não me entendo. Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.
Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.
Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania; depende de quando e como você me vê passar.
Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou o quê? Um quase tudo.
Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim.
Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
Clarice Lispector

A única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais...
Clarice Lispector

Meu Deus, me dê a coragem
Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em Teus braços meu pecado de pensar.
Clarice Lispector

Espero que tenham gostado dessa "amostra grátis" da grande e misteriosa escritora e jornalista Clarice Lispector. Eu, particularmente, consegui me identificar com o seu jeito de pensar sobre a vida. Mistério ou coincidência, eu não sei explicar.... Só sei que fiquei fã de Clarice Lispector.
Continua na próxima semana.
Abraços da amiga Janete






Comentários