Dia dos namorados

Um presente para vocês.

Este poema do grande Vinícius de Moraes é inspirador, ainda mais neste “Dia dos Namorados”…
Ele foi escrito em 1984 e continua atualíssimo… Já foi musicado, mas pode ser lido também, pois a mensagem que traz é especialmente rica.
O poeta começa dizendo assim:
“Para viver um grande amor, é preciso muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.”
Para Vinícius, o amor – ou melhor, o grande amor – é algo com o qual não se brinca! Ele diz ainda que é preciso ser homem de uma só mulher, pois ser de muitas não tem nenhum valor.
Outro recado interessante: “É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.”
É verdade… por isso talvez seja importante guardar, na medida do possível, na intimidade o nosso amor, não sair alardeando por aí, especialmente no mês dos namorados… Há muita gente que está sozinho e pode não entender nosso entusiasmo e, até mesmo, sem querer, fazer com que a gente, que está apaixonado, se sinta meio ridículo…
O poeta sugere investir também nas flores: “É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor…”
E vejam que lindos e verdadeiros estes ensinamentos de Vinícius de Moraes: “Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo, mas também com a mente, pois qualquer “baixo” seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.”
Mente e corpo em sintonia, com equilíbrio!
Por fim, ele termina de forma sublime, como não poderia deixar de ser:
“Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor.”
Ou seja: se você ainda não achou o seu grande amor, homem ou mulher, vá atrás, viva seu grande amor! O site de namoro e encontros be2 está aqui para colaborar com você nesta empreitada!


Essas rosas eu ganhei de presente nesse dia dos namorados, do meu esposo, claro, e as ofereço a todos os apaixonados, os que já se apaixonaram e os que vão se apaixonar, pois ninguém vive sem amor.
Quem planta colhe e essas flores foram colhidas do nosso jardim, com muito carinho. Quem planta colhe; estão lembrados?
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!!!
Com todo carinho da amiga Janete




Comentários