quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi



Boa noite, meus queridos amigos.
Amanhã é feriado de Corpus Christi e eu não poderia deixar de homenagear essa, que é uma das datas mais importantes para os cristãos da Igreja Católica, mas que certamente, para todos os religiosos em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para quem não conhece a tradição, tirei uns textos para que vocês possam entender melhor o significado desse dia tão especial.
 O que é Corpus Christi?
Corpus Christi é uma festa religiosa que não tem uma data fixa, ou seja, é uma festa móvel, pois acontece sempre na primeira quinta-feira depois do domingo Santíssima Trindade que acontece, por sua vez, no primeiro domingo após o de Pentecostes. O nome Corpus Christi vem da língua latim e significa Corpo de Cristo.
O que o Corpus Christi comemora?
O significado dessa data consiste na celebração da presença de Cristo na Eucaristia. A celebração, para os católicos, é marcada por orações, procissões pela cidade, além da missa que é a parte mais importante da celebração.

Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado comemorado pela religião Católica. Corpus Christi é celebrado 60 dias depois da Páscoa, e no domingo depois de Pentecostes, e normalmente com procissões em vias públicas.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, em Castelo, no Espírito Santo, onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como São Paulo, Minas Gerais, e outros.
Origem de Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então irem peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sanguíneos e as toalhas do altar sem, no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
O Papa Urbano IV pediu que os objetos fossem levados para Orviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
A tradição brasileira de fazer tapetes de Corpus Christi com flores, serragem e pequenos objetos como tampinhas de garrafas veio de Portugal, ainda na época em que o Brasil era colônia. A festa também é comemorada em vários outros países, sempre transbordando capricho e fé. Confira algumas comemorações famosas pelo mundo.

Tradicional comemoração de Corpus Christi de Castelo chega à 47ª edição
Na noite desta quarta-feira (22), serão confeccionados os tapetes. O dia 23 será marcado por missas e procissão
A tradicional comemoração de Corpus Christi de Castelo, na região Sul do Espírito Santo, chega à 47ª edição com a montagem dos tapetes e será realizada nesta quarta-feira (22), às 15 horas, em vários pontos da cidade. Na quinta-feira (23), missas a partir das 7 horas marcam o evento, seguidas pela procissão de encerramento às 16 horas. São esperados mais de 85 mil fiéis para os dois dias de comemoração.

 Em Castelo, a festa surgiu com a irmã Zuleide, da Companhia das Filhas da Caridade, que teve a ideia de confeccionar um pequeno tapete em frente à capela de Nossa Senhora das Graças, da Santa Casa de Misericórdia, na década de 60. A partir daí, a festa adquiriu grande projeção nacional por causa das belezas dos tapetes e é a segunda maior do Estado.




Corpus Christi em Belém terá tapete de serragem,
como acontece em Capanema
(Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)







Bruxelas (Bélgica)
Se você estiver de passagem pela Bélgica em junho, não deixe de assistir a celebração de Corpus Christi na Grand Place (foto), no coração de Bruxelas. Antes de se espalhar pelo mundo, o país foi o pioneiro ao realizar a festa cristã na Idade Média, em Liège.





"O corpus christi é uma festa feita pela igreja católica para simbolizar o corpo de cristo que jamais será esquecido pelos seres humanos, porque ele morreu para pagar pecados cometidos por outras pessoas, e por isso que ele nunca será esquecido pelos seres humanos que continuam cometendo pecados ainda piores, mas essa festa realizada anualmente ajuda muitas pessoas a lembrarem ainda mais de cristo que só morreu por causa dos pecados de outras pessoas."


Desejo a todos um feriado com muito amor, fé e conscientização de que o mundo precisa se unir com mais amor e sinceridade entre as pessoas; respeitando a fé de todas as culturas religiosas e entregando cada um, com a sua conexão direta com Deus, a sua vida nas mãos do nosso Deus e Senhor Jesus, com a sinceridade do verdadeiro amor cristão, vendo em cada irmão o Cristo que ama a todos nós.
Abraços da amiga Janete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá eu Gostária, da sua opinião.

...Notícias...